Peça experimental usa a tecnologia digital para discutir espetacularização da violência

 

“Tudo o que você quer é que algo aconteça”. A peça experimental de Max Reinert tem como tema principal a maldade máxima que a psique de um indivíduo pode atingir, indicada pela escala psiquiátrica de 1 a 22, de acordo com o texto do diretor em 2011. Denise da Luz é a intérprete que recupera o trabalho em 2018 e, a partir de então, a dupla trabalha na peça pela perspectiva da internet como um meio de propagação da crueldade.

Ao utilizar retroprojetores, sons distorcidos de guitarra e batidas no microfone reverberando em tempo real, a tecnologia é o instrumento que protagoniza a peça, e amplia no momento em que Denise simula uma live no Instagram enquanto agoniza sobre os próprios machucados corporais. A obra é visceral: o monólogo é composto majoritariamente por falas sobre violências físicas e psicológicas e, repetidamente, sobre como a protagonista sente as dores em cada um de seus órgãos.

 

WhatsApp Image 2022 11 10 at 10.42.09 AM

Atriz simula suicídio assistido em live do Instagram  / Foto: Lilian Magalhães

 

De acordo com Max, o objetivo da peça é levar o público a experimentar sensações de choque e incômodo. Assim, quem acompanha é levado a entrar na mente da protagonista através da psicodelia causada pelas luzes e ruídos, o que pode ser um movimento agressivo para quem não está preparado para a sensação de ansiedade que o monólogo causa.

A peça é uma crítica à normalização de conteúdos de violência na internet, sejam os vídeos de assassinatos e massacres popularmente categorizados como gore ou a leitura de relatos de violência explícita nas redes sociais, que geram um ciclo de amplas visualizações e compartilhamentos. O fim da peça deixa a impressão de que se assistiu, alí, a um suicídio de uma persona que consome e pratica violências. A relevância do texto, adaptado em 2018 para introduzir outros elementos sobre um mundo virtual violento, é perspicaz e alcança o objetivo em trazer, nos 45 minutos de espetáculo, o sentimento cruel de uma sociedade motivada pela maldade. É o Índice 22 no 50º Fenata!

 

Peça: Índice 22 - Mostra Telmo Faria da 50º Fenata (Cine Ópera, 9/11/22, 22h)

Ficha técnica:

Dramaturgia: Max Reinert

Direção: Max Reinert

Elenco: Denise da Luz

Classificação: 16 anos

Gênero: Experimental

Duração: 45 minutos

Produção e Realização: Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC)