A peça é produzida e apresentada pelo Grupo Lampejo de Ponta Grossa

 

Em apresentação para o 50° Festival Nacional de Teatro Amador, no Sesc Estação Saudade, a peça infantil “Fada Maria" faz uma crítica ao uso excessivo das redes sociais e a falta de consciência ambiental nas grandes cidades, com linguagem acessível para crianças. 

Com cerca de 40 minutos, a encenação conta a história de uma fada chamada Maria apaixonada pelo mundo dos humanos, que decide percorrer um longo caminho até chegar à metrópole. Durante o trajeto, a fada conhece quatro personagens: o guarda do reino das fadas, a senhora “Carolcol”, o Hugo o tartarugo e a coruja, que a alertam sobre os poderes hipnóticos da internet. 

As luzes do teatro mudam de acordo com cada novo lugar que a personagem protagonista passa, com tons de roxo, verde, branco e azul, o que cria uma atmosfera de imersão no cenário para o público. Outro ponto positivo a se mencionar é a utilização intuitiva do som, que se modifica durante as falas da Fada Maria, dando entonação certa para cada sentido da frase, como drama ou tristeza. 

IMG 20221110 154823

Atriz Ana Almeida interpretando a personagem Fada Maria / Foto: Valéria Laroca

A personagem principal se utiliza de alguns artifícios específicos para chamar a atenção do público infantil, com uma composição de roupas coloridas, elementos que caracterizam uma fada, como maquiagens com glitter, asas de borboleta e cabelos criativos, que remetem à fantasia.

A presença de uma moral da história também é outro elemento, pois, ao longo da estadia da Fada Maria na metrópole, a personagem é inserida dentro do mundo digital ao ganhar um celular, mas é alertada pela fada Rainha, sobre cuidar com a quantidade de tempo ao utilizar a internet. 

Um adendo precisa ser feito com relação à participação do personagem Hugo, pois apesar de se apresentar como uma tartaruga marinha, o mar ou o litoral não é citado pela fada durante sua narração.

A peça tratou de temas relevantes de forma pedagógica, o que demonstra a importância de tratar, desde a infância, sobre o uso excessivo da internet e das redes sociais, a falta de cuidados com o meio ambiente nas grandes cidades, a carga horária das jornadas de trabalho e o despejo de lixo nos mares. 

Por Valéria Laroca

Serviço:

Peça: “Fada Maria” – Mostra Especial do 50º Fenata (10/11/22, 15h)

Produção e Realização: Grupo Lampejo- Ponta Grossa/PR

Duração: 40min

Local: Estação Saudade/Sesc