A caravana dos pássaros errantes retrata a história do massacre de 200 ciganos, no Piauí

 

Para fazer teatro nem sempre é preciso de um palco e iluminação. O teatro de rua mostra que pode preencher os espaços da cidade com música, poesias e encenações. A Praça Barão do Rio Branco, ficou mais colorida e alegre com o Grupo Nômade e a apresentação A caravana dos pássaros errantes. O trabalho do grupo apresenta a cultura cigana e a história real do massacre que ocorreu no Piauí, onde cerca de 200 ciganos foram assassinados, em 1913.

A peça aborda temáticas sociais e existenciais, através do drama e da comédia. Mesmo com uma história real, a peça atualiza, de maneira ficcional, o preconceito, intolerância, perseguição, protagonismo feminino, entre outros temas, que não deixam de existir na história dos ciganos.

cultura cigana

"A caravana dos pássaros errantes". Foto:  Luiz Cruz/Foca Foto

As personagens interagem com o público e compartilham energia, além de ocupar espaços que, até então, não estavam delimitados na praça. A apresentação conta com quatro personagens: dois protagonistas, Ana Cristina Freitas e Jonas Di Paula, condutores da história da caravana que, no desentendimento com um comerciante local, são perseguidos por policiais. Os outros dois personagens são músicos, interpretados por Carlos Medeiros (violino) e Guilherme Padilha (sanfona), que criam uma musicalidade para a peça, envolvendo o público na cultura cigana.

A articulação da peça consegue prender o público e encantar com a expressão cultural. O final do espetáculo deixa uma melancolia, pois apresenta o massacre e o assassinato de uma criança, que se torna um santo na cultura cigana. É o momento em que a peça aborda a vida e a morte, bem como a metáfora de que, ao morrer, os ciganos se transformam em pássaros.

 

Por Janaina Cassol

Serviço:

Peça: A caravana dos pássaros errantes - Teatro de Rua do 50. Fenata (Praça Barão do Rio Branco, Centro de PG) 9/11/22, 10h

Dramaturgia: Jonas Di Paula

Direção: Atul Trivedi

Elenco: Ana Cristina Freitas, Jonas Di Paula, Carlos Medeiros e Guilherme Padilha

Classificação: 12 anos

Produção e Realização: Grupo Nômade (São José dos Campos/SP)