Peça do grupo paulista situa fanatismo religioso em comunidade de trabalhadores rurais

Alienação, pecado e violência religiosa. São alguns dos temas explorados no espetáculo Vereda da Salvação, apresentado pela Cia Beradeiro, de São José do Rio Preto (SP). Baseada na obra homônima de Jorge Andrade, a peça retrata uma comunidade rural que tem a vida transformada pelo radicalismo religioso. As relações dos personagens com a terra em que habitam e trabalham, assim como com o divino, guiam a trama e a jornada comunitária.

O antagonismo entre dois dos personagens principais, Manoel e Joaquim, movimenta a história. A dualidade entre eles representa os modos como é possível se relacionar com a fé, o trabalho e a família, mostrando que as relações podem ser saudáveis ou problemáticas, de acordo com a perspectiva e características de cada um. A interpretação de Joaquim é feita por dois atores, causando um estranhamento que evidencia as características do personagem, assim como a atuação sóbria do ator que interpreta Manoel ressalta as posições que ocupam na comunidade em que vivem.

02B3D832 507E 419C ABF3 EF979753FF18 29445 000003D5F4770E65 scaled

Imagem: Ccom-UEPG

 

A cenografia acompanha o conteúdo do espetáculo, o palco coberto de terra e de vegetação representada por decorações de madeira, ajuda a ambientar os atores na fazenda onde a história se desenrola. O figurino simples em tons pastéis, com as luzes amareladas dos refletores dá uniformidade à estética do espetáculo e transforma os atores de forma crível e precisa em moradores do interior agrário brasileiro.

A peça prende o público do início ao fim, a trama que começa de forma calma escala em intensidade à medida em que o fanatismo religioso de Joaquim contamina os demais personagens, resultando em um final que choca tanto pelo potencial violento desencadeado pela crença no divino, como pela atuação dos atores e a qualidade do roteiro.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Por Gabriel Ferreira

 

Serviço:

Peça: Vereda da Salvação - Apresentação em 09/11/2022, 20h, Cine Ópera) - Drama, 60 minutos

Direção: Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues 

Elenco: Andrea Capelli, Beta Cunha, Christina Martins, Daiane Souza, David Balt, Deivison Miranda, Esmeraldina Reis, Ester Carvalho, Geovanna Leite, Giovana de Paula, Jéssica Paladino, Nathalia Navarro, Pietra Borges, Simone Moerdaui, Su Mayê, Vladimir Banhara.

Classificação: 16 anos

Produção e Realização: Cia Beradeiro (São José do Rio Preto/SP)