A vida do palhaço não é a alegria que transmite ao outros

 20221111 222207

Uma tragicomédia. Essa é a definição para o espetáculo “Ânimo Festas”, apresentado ontem no Fenata, o Festival Nacional de Teatro, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. O monólogo narra com tons sarcásticos, o submundo da vida do palhaço Klaus, animador de festas infantis, mas que não se ajusta ao personagem e sofre enquanto tenta fazer a diversão de crianças e adultos.

Klaus, o personagem interpretado pelo ator e palhaço Marcio Douglas, tem uma voz rouca, que quebra a tendência de que palhaços tenham voz infantilizada. E com rouquidão que denota ódio, narra suas cômicas desventuras com as festas infantis. O palco é um pequeno picadeiro, com balões que são estourados pelo personagem a cada elemento que lhe causa desgosto e raiva, seja o contratante ou o aniversariante. A sonoplastia é um primor, misturando rock, música francesa e clássicos infantis da década de 1980.

Diz a sabedoria popular que o palhaço chora enquanto faz rir. Klaus transmite a verdadeira distância entre a necessidade de ser profissional da alegria e o viver essa alegria. Fazer a alegria dos outros nem sempre significa estar alegre. Klaus fez uma escolha errada ao decidir ser animador de festas infantis. Mas as contas precisam ser pagas e a profissão precisa ser encarada, custe o que custar. E a cada desventura fica a pergunta: palhaço, você é feliz?

O espetáculo tem iluminação vibrante e colorida como uma apresentação circense e trilha de ótima qualidade que conduzem o público ao cerne da narrativa. O figurino denota a decadência do palhaço Klaus e chama a atenção para o lado sombrio de sua vida dentro e fora das festas infantis. A montagem é apaixonante e prende a atenção do início ao fim.

Ânimo festas é uma produção de Klaus Empreendimentos Artísticos e La Cascata Companhia Cômica, de São José dos Campos (São Paulo). Em pouco mais de uma hora, misturando um espetáculo de teatro e circo, fez uma boa dosagem entre a tragédia da vida pessoal do palhaço Klaus e a comédia da narração, arrancando gargalhadas do público que superlotou o auditório B do Cine Teatro Ópera.

Serviço:

Criação e atuação: Marcio Douglas

Iluminação: Renato Jr

Sonoplastia: Marcio Douglas e Jessica Zelma

Cenografia e figurino: Marcio Douglas

Texto e Foto: Eder Carlos