Espetáculo conscientiza, informa e causa polêmica entre frequentadores do Lago de Olarias
Com figurinos de encher os olhos, músicas tipicamente brasileiras e performances inusitadas, o espetáculo Hi Breasil chamou atenção daqueles que transitavam pelo Lago de Olarias. Por lá, o que era para ser uma tarde comum de treino ou passeio em família acabou se tornando um verdadeiro show a céu aberto, com ritmos contagiantes, interpretações de tirar o fôlego e, é claro, críticas às diversas crises que o país tem enfrentado nos últimos anos. A apresentação compôs o penúltimo dia do Festival Nacional de Teatro (Fenata), que acontece todos os anos no mês de novembro e conta com a participação de artistas de todo o Brasil.
Para os ouvidos atentos, pautas como censura, racismo, preconceito e medo estiveram presentes em cada diálogo da peça, que retratou todos estes assuntos de forma leve e cômica. Os figurinos, por sua vez, proporcionaram um show à parte: as peças de cores alegres e extravagantes chamaram a atenção daqueles que passavam pelo local, bem como as performances apresentadas pelos artistas.
hi breasil
Figurinos chamam atenção daqueles que passavam pelo local. Foto: Aline Jasper
Mas, não se engane: a falta de peças também atraiu olhares não muito positivos de alguns pais que acompanhavam seus filhos em um parque próximo ao local onde o espetáculo aconteceu. Com roupas justas e da cor da pele, a tarja preta estrategicamente posicionada em seus corpos era tudo o que se via a certa distância. O incômodo demonstrado com o espetáculo apenas reforçou o que já vinha sendo trabalhado na peça, pois, sem linguagem imprópria, violência ou nudez, a apresentação contava com classificação indicativa livre para todos os públicos.
Apesar disso, a censura de alguns foi palpável, a crítica de outros, foi audível e o espanto da plateia quando as roupas começaram a ser removidas também puderam ser observados. Dessa forma, Hi Breasil conseguiu chocar, encantar e informar na mesma proporção, além de transformar um lugar pouco convencional para espetáculos em um teatro ao ar livre, para todos os públicos e idades.
Por Mariana Gonçalves
Serviço: 

Peça: “Hi Breasil” – Mostra Campos Gerais do 50º Fenata (12/11/2022, 16h)

Produção e Realização: Grupo Olho Rasteiro (Curitiba/PR)

Direção: Fernando Vettore

Dramaturgia: Fernando Vettore, Paulo Chierentini e Rana Moscheta

Elenco: Ingrid Leandro, Lucas dos Santos, Paulo Chierentini, Rana Moscheta e Rosane Freire

Direção Musical: Paulo Chierentini

Figurino e Cenografia: Paulo Vinícius

Cenotécnico: Jesmiel Leite

Costura: Atelier de Costura Amaral

Maquiagem: Paulo Soares

Réplica Taça Jules Rimet: Lauro Borges

Coreografia: Lucas dos Santos

Direção de Produção: Rana Moscheta

Realização: Grupo Olho Rasteiro