Contada pelo ponto de vista dos leões, a peça discute importantes temas sociais como fome e exploração

Uma banda, um circo e um batalhão de policiais, tudo interpretado por quatro leões que contam a história de suas vidas, ou melhor, de suas mortes. “Leões, vodka e um sapato 23” é a mostra apresentada pelo grupo de teatro Cia de 2, de São José dos Campos. O espetáculo recorda, através de uma ótica diferente, a tragédia que aconteceu no Circo Vostok nos anos 2000, quando quatro leões foram mortos pela polícia após atacarem uma criança. Com drama, humor e sátira, os artistas fazem o público refletir sobre exploração do trabalho, fome e liberdade.

WhatsApp_Image_2022-11-12_at_11.25.47.jpegFoto: Heryvelton Martins

Misturando atuação teatral, bufonaria e performance de palhaço, a peça arrancou risadas de todos os lados do auditório principal do Cine Teatro Ópera, que estava lotado. O enredo, que tem a duração de cerca de 90 minutos, narra de forma atemporal o motivo que levou a morte dos leões de um circo russo, contando desde a captura na savana até o julgamento do caso após as mortes. 

Apesar de trazer a história dos leões como ponto de partida, em meio a gargalhadas e reflexões, a mostra nos faz pensar sobre temas pertinentes. Quando analisamos os fatos que antecedem a tragédia, percebemos que os verdadeiros vilões são os donos, os envolvidos no maltrato e exploração, que transferem a culpa para quem sofre e escapam da acusação com seus recursos e privilégios. Como afirmado em uma das falas, acaba que “a culpa é de quem tem fome”. 

Com a forte crítica no final, os artistas fazem o público repensar sobre o caso e outras situações na sociedade que possuem um cenário particularmente similar, onde aqueles que são oprimidos e explorados recorrem a atos de sobrevivência e são culpados, sem considerar as situações que os colocaram naquela realidade. A mensagem final que o espetáculo propõe é a de sempre considerar os contextos por detrás antes de julgar o culpado, algo que precisa ser mais praticado na sociedade. 

 

Por Victória Sellares

Serviço:

Peça: Leões, vodka e um sapato 23

Local/horário: Cine Teatro Ópera A - 20h

Duração: 90 minutos

Direção: Daniela Biancardi

Elenco: Adriano Laureano, Jean de Oliveira, Jonas di Paula e Márcio Douglas

Classificação: Acima de 14 anos

Produção e Realização: Cia de 2