Peça aborda temas delicados, como o abuso infantil, através de metaforas e músicas

O penúltimo espetáculo do Festival Nacional de Teatro, FENATA, trouxe para o público o grupo Dia de Arte de Ponta Grossa e sua peça infantil Entre o Sol e a Lua. A encenação conta a história de dois viajantes, Carmélia e Lobato, que buscam encontrar os astros que intitulam a narrativa. Além do sonho dos simpáticos personagens, temos um músico que acompanha as cenas com canções e efeitos sonoros. 

A peça é toda moldada para que ocorra em qualquer lugar. Inicialmente, foi pensada para ser exibida ao ar livre, no Lago de Olarias, porém o mau tempo forçou a exibição em um local coberto, no centro de educação ambiental do parque. As intercorrências não afetaram o espetáculo, que mesmo embaixo de chuva encantou os olhos de pequenos e adultos. Isso porque a peça é totalmente lúdica, a começar pelo cenário simples, uma carroça carregada de adereços com aspectos medievais,  mas que conta muito da história. E, aquilo que não se pode ver no cenário, os atores convidam para imaginar como em brincadeiras de criança. 

 

Entre o sol e a luaPeça fala sobre sonhos, amizade e violência infantil. Foto: Kathleen Schenberger

O figurino e maquiagem também conversam muito com os outros elementos da história. Não se sabe ao certo de onde as personagens vêm ou para onde vão. Existe um encantamento em apenas saber que são seres divertidos em busca de seus sonhos. É fácil se entreter com as trapalhadas das personagens e compreender a mensagem por trás de cada fala e canção. 

A peça tem inspiração em livros infantis, como a chapeuzinho vermelho. Da mesma forma que o conto tem uma premissa inocente,  ao decorrer da narrativa entendemos que a principal lição da encenação é não confiar em estranhos, pois a criança pode sofrer algum tipo de violência. Esse forte ensinamento é construído delicadamente. As encenações são marcadas para facilitar o entendimento das crianças e os diálogos são bem arquitetados. Além disso, a música tem papel fundamental, pois ora traz animação, ora traz tensão. 

O público se divertiu. Especialmente, as crianças se interessaram pela história, riram e se contraíram nas cadeiras quando o vilão estranho entrou em cena. A peça cumpriu com o que buscava levar ao seu público. A única ressalva que precisa ser feita é que o acesso à peça foi muito limitado. O espetáculo se propõe a estar na rua, aquele que chega encontra um espacinho e contempla a história. Porém, em função da chuva, o local de apresentação foi totalmente fechado. Em um primeiro momento, era entendido que a chuva prevaleceu sobre a voz dos atores, mas após a pancada, as portas permaneceram fechadas. Quem estava fora não pôde ver a peça, apenas rondavam o local interessados em saber o que ocorria lá. Lamentável que a chuva tenha atrapalhado e que a organização não tenha se atentado ao público.