Segundo prefeitura, de março de 2020 a julho de 2021 foram 991 registros

 

Com média de 91 casos por mês, a prefeitura de Ponta Grossa informa que, de março do ano passado até 7 de julho deste ano, foram 991 casos de Covid-19 - 459 na faixa de zero a quatro anos, e 532 entre cinco e nove anos. Nenhuma morte foi registrada. 

 

cmei petronio fernal Assessoria da prefeitura Rafael K

Foto: Assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

 

No Paraná, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SESA), de março de 2020 a junho de 2021 foram registrados 38.548 casos de coronavírus na faixa de zero a nove anos. Em 2020 foi registrado um óbito e em 2021 foram 17, segundo informações da SESA.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, até maio deste ano, mais de 2 mil crianças de zero a nove anos morreram por causa da doença no Brasil, o que representa 400 casos por mês. No total 1,3 mil eram bebês com menos de um ano de idade.

Na comparação com adultos, crianças e adolescentes são menos infectados pela covid-19, dizem os médicos Marco Aurélio Palazzi Sáfadi e Clovis Artur Almeida da Silva. No artigo “O Espectro Desafiador e Imprevisível da Covid-19 em Crianças e Adolescentes”, publicado na Revista Brasileira de Pediatria, eles afirmam que os casos neste público podem variar de assintomáticos a graves, e que nos casos leves febre e tosse são os sintomas mais comuns.

  

Drama familiar

A Covid-19 angustia famílias, como a da estudante de psicologia Larissa Barros, 21, moradora de Ponta Grossa. O irmão mais novo dela, Anthony, de três anos, teve a doença.

Larissa suspeita que o irmão tenha sido contaminado pela mãe deles, que tem 41 anos, trabalha como enfermeira e foi infectada pelo vírus. Segundo a estudante, Anthony teve sintomas leves, como febre e dor de garganta. Ele já está curado.

Durante os sintomas, Anthony queria ficar perto da mãe porque é muito apegado a ela. Mas ela foi a que mais se debilitou por conta da doença. Larissa descreve a separação forçada entre o irmão e a mãe como uma experiência “muito triste”.

 

Ficha técnica

Reportagem: Maria Eduarda Eurich

Edição e Revisão: João Gabriel Vieira, Marcella Panzarini

Publicação: Gabriel Clarindo Neto

Supervisão: Jeferson Bertolini, Marcos Zibordi, Maurício Liesen