Número de jovens e adultos mortos por Covid-19 sobe 86% em Ponta Grossa

Índice se refere ao período de maio a junho deste ano

Nos últimos três meses, entre maio e junho de 2021, o total de vítimas da Covid-19 em Ponta Grossa com idades entre 18 e 59 anos quase dobrou, passando de 46 para 86. Do início da pandemia até o mês passado, foram 1.115 mortos na cidade. O aumento inverte a tendência de queda dos três primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, quando as vítimas maiores de 60 anos caíram de 334 para 217.

Entre os mortos estão o avô de Jéssica Cardoso, estudante de enfermagem, Efrain Cardoso, e seu pai, Orlei Cardoso. Segundo ela, foi difícil superar duas perdas tão rapidamente. “Fico indignada ao ver pessoas morrendo de uma doença para a qual já se tem vacina”.

De acordo com a psicóloga Juliana de Godoy, as mortes podem afetar a saúde mental de parentes das vítimas e das demais pessoas da população. “Os efeitos psíquicos dessas mortes podem ser sentimento de medo, desamparo e vulnerabilidade, depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno do estresse pós-traumático”, enumera a psicóloga. 

Foto: Fernanda Roccio / Arquivo Lente Quente