Moradores percorrem três quilômetros para atendimento em UBS

Os pacientes da vila Santa Terezinha se deslocam à unidade de saúde do Santa Paula para realizar consultas médicas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Clyceu Carlos de Macedo, da vila Santa Terezinha, está fechada para reformas. Desde a última semana de outubro, os moradores precisam andar quase três quilômetros para serem atendidos na UBS Egon Roskamp, do bairro Santa Paula. Segundo informações da Prefeitura de Ponta Grossa, as obras da UBS estão previstas para finalizar no dia 7 de novembro. Entretanto, a distância entre uma unidade à outra faz com que os pacientes optem por esperar pelo retorno dos atendimentos na Clyceu Carlos de Macedo. 

WhatsApp Image 2022 11 01 at 08.31.21

UBS da Santa Terezinha está fechado para reformas. Foto: Leriany Barbosa

Egnon Schubert, 37 anos, é um dos pacientes que vai esperar o fim da reforma para ser atendido. Ele mora com a mãe, Marinez Schubert, 63 anos, e ambos são pacientes da UBS de Santa Terezinha. “Como costumamos andar a pé, o trajeto se torna complicado, e o deslocamento entre a nossa casa e a UBS do Santa Paula é muito longe”, afirma. Porém, para a mãe de Egnon, a espera não é uma opção. “Com a minha idade, eu preciso ir o quanto antes no postinho para renovar receitas médicas”, revela.

a

Distância entre UBSs da Santa Terezinha e Santa Paula. Créditos: Google Maps

Para Schubert, a mudança de UBS poderia ser melhor. De acordo com ele, o local para realizar os exames e consultas deveria ser na UBS Alfredo Levandovski, localizada na vila Gralha Azul, também no bairro Contorno. Mesmo a distância sendo praticamente a mesma, o trajeto seria mais fácil, pois a unidade do Gralha Azul não tem grande contingente de pessoas para serem atendidas. "O postinho do Santa Paula atende muitas pessoas de outras vilas, assim como o da Santa Terezinha, já o Gralha Azul é mais restrito à população da própria região”, conclui Schubert. 

Leonilda Galvão, de 70 anos, também não aprovou a mudança pela falta de informações e esclarecimentos. “No geral, o atendimento continua o mesmo, assim como a demora para ser atendida. O interessante é que o postinho da Santa Paula também está com reformas a serem concluídas”, destaca a idosa. Ela menciona que surgiram diversas confusões com as datas. “As enfermeiras do postinho da Santa Terezinha falaram que eu precisava retornar sexta-feira (28) para pegar algumas receitas, mas naquele dia todos os postos de saúde da cidade estavam fechados”, expõe Leonilda lembrando que era dia do Servidor Público, logo a UBS não abriu. 

O que a Prefeitura diz?

O Município foi questionado pela reportagem sobre a escolha que resultou na mudança de atendimentos médicos na unidade de saúde do Santa Paula, porém, não obteve retorno. Além dos questionamentos sobre a metodologia de escolha, a reportagem também buscou saber o que seria de fato a reforma de modernização, o orçamento das obras e por qual motivo a UBS do Gralha Azul não foi escolhida para atender a população da Santa Terezinha, visto que a UBS escolhida também passa por reformas. Por fim, tentou-se entender como a Prefeitura iria operar caso as reformas passassem do prazo estimado. Mesmo com as mensagens encaminhadas em 26 de outubro pela reportagem, o Município não deu retorno. 

 

Ficha técnica

Reportagem: Leriany Barbosa

Edição e publicação: Isadora Ricardo

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Ricardo Tesseroli e Marcelo Bronoski