Hemepar amplia ações para doação de sangue

A instituição fez parcerias com municípios da região de PG e também com universitários

 

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Ponta Grossa leva enfermeiros e técnicos para realizar triagem e recrutar voluntários nas cidades dos Campos Gerais, para a captação de sangue neste ano. A instituição apresenta baixa de sangue do tipo O- e a medida busca suprir o estoque das doações. Hoje, o banco contém 20 bolsas, o que representa a capacidade do município de realizar cerca de seis procedimentos médicos, uma vez que em cada um deles, um adulto necessita de aproximadamente três bolsas de sangue. 

Valderes Cardozo, técnica de enfermagem responsável pela coleta, conta que a iniciativa foi criada porque moradores da região têm interesse em doar sangue, mas suas cidades não possuem a estrutura necessária, como refrigeradores para guardar o sangue coletado, por exemplo. Contudo, como a técnica explica, o ideal é que o ritmo de doação seja mais constante e equilibrado. “O sangue e as plaquetas têm prazo de validade, então a gente precisa de doadores constantes”, afirma.

O projeto durará o ano todo e tem o apoio das prefeituras dos municípios envolvidos para a estrutura de coleta e captação de voluntários. Ponta Grossa se torna o centro regional dessas coletas por ter os equipamentos e equipe necessária e ser vizinha das cidades que participam do programa iniciado pela Hemepar. O primeiro município a participar foi Sengés, em março deste ano, onde foram coletadas 119 bolsas de sangue. A expectativa é realizar ao menos uma coleta por mês nos municípios da região. 

No Paraná, há 23 hemonúcleos da Hemepar, com um coordenador em Curitiba e quatro regionais, localizadas nas cidades de Guarapuava, Cascavel, Maringá e Londrina. Nove núcleos estão distribuídos em Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Apucarana e Biobanco (Curitiba). Há ainda oito unidades de coleta e transfusão de sangue nos municípios de Paranaguá, Irati, União da Vitória, Cianorte, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Telêmaco Borba, além de uma agência transfusional na cidade de Ivaiporã.

 

IMG 0618

Estoque de bolsas de sangue O- | Foto: Iolanda Lima

 

Outros Projetos em PG

Além da campanha nos municípios, a Hemepar tem parceria com a Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia (LAOH), ligada ao curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para aumentar seu estoque de bolsas. Isso se dá por meio do Trote Solidário, que foi uma forma de estimular os calouros a se sensibilizarem com a causa e a serem doadores. Na edição de 2023, 17 calouros e 16 acompanhantes participaram, totalizando 14,9 litros de sangue doados. 

O estudante de medicina da UEPG e presidente da Liga, Vitor Hugo Pironatto, tem boas expectativas para o projeto. “Pensamos em tornar isso uma tradição do curso de medicina, e quem sabe expandir para outros cursos no futuro”, almeja. O trote também foi bem avaliado pelos calouros. “O ganho de pontos a mais dentro da atividade, fez com que a gente insistisse com que outras pessoas doassem também, e muitas dessas pessoas nunca tinham doado”, declara Nicollas Mikael da Silva, calouro de medicina na UEPG.

 

Ficha técnica:

Reportagem: Iolanda Lima

Edição: Heloisa Riba Bida e Maria Eduarda Leme

Publicação: Heloisa Ribas Bida

Supervisão de produção: Muriel Amaral, Marizandra Rutilli e Fernanda Cavassana

Supervisão de publicação:  Marizandra Rutilli e Luiza Carolina dos Santos