O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg/Andes) está sob comando de uma comissão provisória nestes últimos meses. De acordo com o Professor Kevin Willian Kossar Furtado, uma comissão provisória se preocupa apenas em resolver problemas mais imediatos e não tem como planejar ações de médio e longo prazo. Com isso, foi organizado um edital para inscrição de chapas para escolha de uma nova diretoria.

Marilisa do Rocio Oliveira, presidente do Sinduepg, expressa algumas dificuldades enfrentadas no último ano, inclusive no processo eleitoral. Desta vez, a eleição acontece de maneira remota: os sindicalizados vão receber um link exclusivo, onde cadastram uma senha para registrar o voto. Com uma ampla divulgação, o edital foi publicado nas redes sociais do sindicato no dia 12 de março e a eleição ocorre em 12 de abril. A presidente destaca a importância e tradição do sindicato para a Universidade nos últimos 20 anos de existência. “Precisamos de um grupo que se disponibilize a encaminhar as ações e demandas para dar continuidade ao trabalho do Sindicato”, completa.

Para que uma chapa se candidatar às eleições, deve seguir alguns requisitos mínimos. O grupo deve ser formado por um presidente, um vice-presidente, tesoureiro, 1º e 2º tesoureiro e 1º e 2º secretário. Também é necessário que todos os integrantes sejam docentes efetivos da UEPG e sindicalizados por pelo menos 6 meses. Oliveira relata que algumas pessoas têm interesse em se eleger, mas a grande carga de trabalho interfere. Para dirigir o sindicato, é necessário estar atento ao cenário das universidades, participar de reuniões e eventos, o que exige tempo e dedicação.

“A defasagem salarial nas universidades paranaenses é estimada em 25% desde 2015”, destaca o professor Sérgio Luiz Gadini. “Só este fato justifica que o Sinduepg tenha uma diretoria eleita para defender os direitos dos professores”, explica o docente. O professor Kevin Willian Kossar Furtado concorda com Gadini: “um sindicato sem uma direção faz com que os professores fiquem à mercê dos desmandos da administração do governo do estado”, finaliza.

 

Ficha Técnica:

Repórter: Maria Luiza Pontaldi

Publicação: David Candido

Supervisão: Sérgio Gadini