Crítica de Ponta - Turma B #02

 

 

 
Produzido pelos alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo da UEPG, o Crítica de Ponta traz o melhor da cultura da cidade de Ponta Grossa para você.
 

Felipe Teodoro estreia com "Onde os pássaros cantam doentes"

Saori Honorato

Onde os pássaros cantam doentes é o livro de estreia de escritor ponta-grossense Felipe Teodoro. O compilado de 25 poemas trazem Ponta Grossa de maneira crua e realista e aborda temas como a vida de pessoas em situação de rua, o uso de drogas, a prostituição e a opressão policial.

Em vez de exaltar as belezas da cidade, o poeta oferece uma visão contrária e exalta o que ela tem de pior, a realidade crua e fria das ruas abandonadas. A visão pessimista que o poeta tem da cidade reflete sua angústia pessoal de uma sociedade conservadora e preconceituosa. Em seu livro, ele fala daquelas pessoas que “não refletem nas vitrines das lojas & templos sagrados”, as figuras invisíveis por quais passamos diariamente nas ruas da cidade sem notar.

O objetivo de sua escrita melancólica é clara: mostrar a vida dos excluídos e nos aproximar da dor do outro. O livro com certeza não será uma leitura fácil, mas o incômodo que os poemas suscitam nos leitores é necessária e obriga a percepção de uma realidade problemática que é constantemente ignorada. O livro Onde os pássaros cantam doentes será lançado pela Editora Fractal em evento no dia 7 de novembro, no Phono Pub.

 

Mário Sérgio de Melo lança "Coice de Mula"

Jessica Gradin

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e membro da Academia de Letras dos Campos Gerais, Mário Sérgio de Melo, lançou na sexta-feira do dia 26 o seu oitavo livro, “Coice de mula” da Editora Estúdio Texto.
O destaque da obra está no nome do livro, “Coice de mula”, pois Não é um título que parece muito apropriado para poesia, mas revela que o livro contém certos poemas de impacto. O título é o nome de um poema que fala da percepção das pessoas sobre questões que se multiplicam após o impeachment. A proposta é deixar que o leitor reflita e conduza por si mesmo quais são as razões que poderiam estar subjacentes à obra.
O livro não tem um tema único, reúne poemas líricos e engajados, principalmente com relação ao momento social e político atual do Brasil.
Doutor em Geologia Sedimentar pela USP (Universidade de São Paulo) e com pós-doutorado em Geoprocessamento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mário Sérgio de Melo tem outras obras como Memórias Amazônicas, Gestação Cosmopolita, Poemecos, Poemas em Tempos de Penas e Sementes de Pirilampos.
Mário Sérgio de Melo nasceu em Votorantim, no estado de São Paulo, em 09 de março de 1952. É geólogo pelo Instituto de Geociências da USP e foi pesquisador do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. É também é professor de geologia, solos e meio ambiente na UEPG.

 

"Terra e água" de Solange Leminski

Julio César Prado

A artista plástica paranaense Solange Leminski apresenta no seu mais recente trabalho, onze obras com tinta a óleo sobre tela, que remetem a observação de elementos da natureza, algo recorrente na sua carreira.
Solange Leminski usa como referência as belezas naturais dos campos gerais. Ao longo de vinte e cinco anos de carreira, a artista sempre trabalhou com as temáticas ambientais no Paraná.
Com o nome ‘Terra e Água’, a nova exposição da artista apresenta aspectos da arte abstrata, com traços que dão a sensação de movimento e suavidade.
Nesta exposição, a artista trabalha com o uso de cores claras como o azul e o branco para representar o deslocamento da água e cores mais escuras como o marrom e o preto que representam grutas, cavernas e o solo.
A exposição da artista Solange Leminski segue aberta ao público até o próximo sábado, no hall Conservatório Maestro Paulino,das 8h ao 12h, na rua Frederico Vagner, em Olarias. A entrada é gratuita.

 

"Amálgamas do sensível" reúne oito acadêmicas

Fernanda Wolf

Oito acadêmicas da UEPG trazem um debate sobre questões femininas em forma de arte. A exposição “Amálgamas do Sensível” faz parte de uma pesquisa chamada Processos Poéticos que procura trazer o objeto junto a um texto para explicar as técnicas e processos utilizados na produção artística.
As obras trazem reflexões diferentes sobre o corpo da mulher e suas atuações na sociedade. As artistas trazem diferentes estilos artísticos. Há vídeo, quadros, esculturas e fotografias. Dá para perceber e sentir muita delicadeza na representação feminina, e ao mesmo tempo muita força. Há representação do corpo real feminino, representação do parto, fragilidades, memórias familiares e também memória de mulheres torturadas durante a ditadura militar.
A visita à galeria é indicada para todos os públicos. A exposição acontece na Galeria de Arte da PROEX/UEPG e está aberta até 24 de novembro. A Proex funciona de segunda a sexta das 8h às 17h30. A entrada é franca.

 
EVENTOS NÃO-ARTÍSTICOS

Centro Cultural de Castrolanda recebe exposição sobre leite

Camila Zanardini

Com o tema Produção Leiteira em Castrolanda: Vida e Tradição, por meio da exposição o museu conta sobre a produção leiteira que faz parte da identidade da colônia holandesa, desde sua fundação em 1951 e que deu a cidade de Castro o título de Capital Nacional do Leite. A mostra tem por finalidade demonstrar as transformações pela qual passou a produção leiteira, em Castrolanda, ao logo dos anos.
“É muito importante para o Parque Histórico receber uma exposição do Centro Cultural Castrolanda, para ilustrar um pouco da história dessa comunidade irmã. Ações como esta ajudam a fortalecer os laços entre as instituições”, afirma Felipe Pedroso, coordenador cultural e historiador do Parque Histórico.
O ingresso para visitar o Parque Histórico é R$16,00.

 

Ponta Grossa e região comemoram cultura alemã

Marina Santos

As comemorações da cultura alemã acontecem em Ponta Grossa há cerca de 30 anos com a Munchen Fest, a festa nacional do chopp escuro. Em todo esse tempo em que marca as festividades de Ponta Grossa, a festa é conhecida pelos shows nacionais que traz para a cidade, o clássico desfile dos blocos na Avenida Vicente Machado e o concurso de Rainha da festa.
Este é o primeiro ano que a festividade acontecerá sem shows e em um local público, o Parque Ambiental, seguindo uma lógica parecida com a Oktober Fest de Blumenau, Santa Catarina.Diferente dos demais anos, em 2018 não terá venda de ingresso para a Munchen Fest.
Castro também traz em sua cultura a tradição alemã, mas diferente de Ponta Grossa, não fará uma festa apenas com atrações típicas da tradição. A Festa do Chopp trará como principal atração dupla Lucca e Mateus, diferente de Ponta Grossa, que apenas terá bandinhas tradicionais alemãs.
Tanto a Munchen Fest quanto a festa tradicional alemã de Castro, são conhecidas como festas do Chopp e por isso são tão populares entre os moradores da região.
A Munchen Fest acontecerá de 15 a 18 de novembro, mas as inscrições para o concurso de Rainha da festa encerram dia 6 de novembro às 18 horas. Em Castro a festa acontecerá no dia 3 de novembro no clube dos alemães e terá início às 22 horas, os ingressos estão à venda a partir de 25 reais.

 

Grupo pratica esgrima histórica

Rodrigo Charneski

Já imaginou como seria reviver os combates de armadura e espada dos cavaleiros medievais? Neste domingo, dia 2 de novembro, a equipe curitibana de esgrima histórica, Ordem do Grifo de Fogo oferece um workshop da modalidade espada e escudo. O esporte busca simular o combate medieval.
Os participantes usam armadura e armas de metal sem ponta ou fio, para garantir a segurança. O workshop será no barracão ao lado do buffet Janine, em Uvaranas às 14 horas. O custo é de 30 reais
Para aqueles que se interessarem, o grupo Pendragon oferece treinos de Swordplay, outra modalidade de lutas com espadas. Os treinos acontecem nos domingos às 14 horas na praça do Monteiro Lobato.

 

Excursão sai de PG para Festival Resistência Pirata

Gabriel Clarindo

A excursão Resistência Pirata sai de ponta grossa na sexta feira 02, para a cidade de Mauá da Serra, lá acontece o Festival Resistência Pirata. O festival visa fortalecer o cenário de música autoral no Estado, entre as atrações estão bandas como Stolen Byrds, Rede Mess.
O valor de 230 reais inclui a viagem e o ingresso do festival. Ainda há vagas. Mais informações em 999273642.

Veja como aproveitar o horário de verão

Amanda Santos

No horário de verão os relógios adiantam uma hora, para aproveitar melhor a luz do sol, embora sacrifique o nascimento do dia. A ideia original é de Benjamin Franklin no século 18, mas passou a ser adotada somente no início do século 20, durante a Guerra e se espalhou pelo mundo.
No Brasil, a medida de adiantar o relógio como forma de economizar energia durante os picos de horário, aproveitando o solstício, foi introduzida em 1932. Aqui em Ponta Grossa é comum com a chegada do horário de verão que as pessoas vão aos parques para aproveitar esse restinho de dia com luz do sol.
Se você for nas maiorias das praças daqui é comum encontrar pessoas tomando mate, praticando esportes, fazendo piqueniques ou simplesmente conversando com os amigos. No Parque Ambiental é bem comum ver as pessoas aproveitando o momento para convívio social.
A prática de esportes é a mais evidente, muitas pessoas vão ao parque para ficar “em forma” para o verão e as praias, enquanto outras simplesmente se sentem mais dispostas para praticar exercícios durante o calorzinho. Famílias saem nos espaços públicos também para tirar crianças e animais domésticos para passear e quebrar a rotina.
Embora algumas pessoas reclamem do atraso que isso provoca no relógio biológico, o horário de verão é bastante esperado pela maior parte da população, que não vê a hora de ter um tempo extra após o trabalho para fazer suas atividades num período diurno. Portanto, não esqueçam de adiantar os seus relógios no próximo domingo, assim vocês aproveitam o melhor que o verão pode proporcionar ao ar livre.

 

No dia de finados, túmulo de Corina Portugal é disputado

Lorena Panassolo

O túmulo de Corina Portugal é o mais procurado do cemitério São José, principalmente em finados. Com pedidos de ajuda e mensagens de agradecimento, a jovem carioca é considerada milagreira na região dos Campos Gerais.
A sepultura mais colorida do cemitério São José carrega várias placas de agradecimento, e é na época de finados que os pedidos aumentam. Várias flores enfeitam o local, mas é o retrato da carioca que se destaca em meio ao que a população deixa no local. O túmulo não é difícil de achar, justamente pés cores chamativas. Caso tenha dúvida, ao chegar no local há uma senhora que vende flores, que pode explicar onde fica.
Acusada de falsa traição pelo marido, em 1889, Corina Portugal foi assassinada brutalmente, com 32 facadas pelo esposo, o farmacêutico Alfredo Marques de Campos. Homem violento, gastava dinheiro com mulheres, bebidas e jogos, brigava com a esposa e a acusava de traição. A história, parece recente, vemos na mídia diariamente relatos parecidos e isso fez com que Corina se tornasse uma espécie de santa para a região dos Campos Gerais. São inúmeras as mulheres que vão até seu túmulo para pedir ajudar, fazer promessas, agradecer e rezar. PÉ: O corpo está no Cemitério São José, no centro da cidade. O local fica aberto de domingo a domingo das 7 às 18h.

Confira o programa Crítica de Ponta na TV:

Edição produzida pela turma B
 






This email was sent to *|EMAIL|*
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
*|LIST:ADDRESSLINE|*

*|REWARDS|*