{youtube}3H5S6B6RePU{/youtube}

O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Fernando Lovato, esteve hoje, 15, nos estúdios de telejornalismo do Periódico. Foi anunciada, em primeira mão, a abertura de inquérito contra guardas municipais suspeitos de abordagem violenta na saída da 26ª. München Fest.

No início deste mês, um vídeo foi divulgado nas redes sociais mostrando a atuação dos guardas que levou à investigação policial. Lovato foi questionado sobre o processo de militarização da GM e sobre o uso de armamento para atender casos como pequenos furtos ou delitos.Embora a nova legislação sobre a atuação da GM permita o uso de armamentos, o secretário defende que esse instrumento legal tem, ao contrário do que se possa imaginar, um viés desmilitarizante.

Ary Lovato , secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, fala sobre o inquérito contra guardas municipais. Foto - Reprodução

A entrevista abordou também o patrulhamento das escolas municipais. Pesquisas sobre o índice de violência e fatores sócio-populacionais são, de acordo com o secretário, utilizados para pautar a atuação das patrulhas no perímetro escolar.

Acompanhe a entrevista na íntegra.