Casas populares no conjunto habitacional Costa Rica, Ponta Grossa - PR | Foto: Guimarães Feld

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), o preço de habitação no país apresenta diminuição pela primeira vez nos últimos 10 meses. O dado foi divulgado no último dia 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi de -0,23% no mês de outubro. O período de coleta considerado no levantamento foi entre 13 de setembro e 15 de outubro.

Desde janeiro, a variação mensal de valores da habitação apresentava alta e alcançou um pico de aumento em agosto, quando o preço nesse setor triplicou em relação ao mês de julho. Essa foi a maior variação registrada durante o ano. Em setembro a movimentação seguiu a tendência de crescimento até outubro, onde o preço de habitação caiu -0,23 pela primeira vez em 2019.

O IPCA-15 é divulgado mensalmente pelo IBGE. A coleta de dados considera famílias com rendimento entre 1 e 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de 11 capitais, além do Distrito Federal. São disponibilizadas as variações mensais para itens como alimentação, vestuário, habitação, saúde, educação, entre outros.

Ficha Técnica:

Produção: Ana Bianca C Kloster
Foto: Guimarães Feld
Supervisão: Professores Angela Aguiar, Fernanda Cavassana e Manoel Moabis
Edição: Patrícia Guedes