Trecho foi liberado sem instalação de postes de iluminação e placas indicativas

Inaugurada em junho deste ano, a trincheira para melhorar o fluxo de veículos na entrada da área urbana de Ponta Grossa, ligando o bairro Santa Bárbara ao Contorno Leste da BR-376, ainda recebe ajustes de iluminação e de sinalização. E, mesmo com pouco tempo de uso, está deteriorada.
De acordo com moradores do Santa Bárbara, os órgãos públicos não procuraram vistoriar a condição do local, que necessita de manutenção do asfalto para garantir um trânsito seguro, visto que aumentou a circulação de veículos pesados.
Sheila Bley, moradora e dona de comércio no bairro, não presenciou nenhum órgão da Prefeitura visitando a região para vistoriar o trecho da avenida Tocantins, conectado diretamente à trincheira. “Moro na avenida há 20 anos e nunca havia pensado em ir embora, mas hoje a ideia é inevitável”. Sheila comenta que o perigo também afeta os pedestres, que precisam ter a atenção redobrada para desviar dos buracos na rua, agravados pela falta de sinalização horizontal.
José Nilton Nascimento, morador da região, diz que a manutenção do asfalto seria fundamental para sustentar o fluxo. “Os funcionários das indústrias se sentem incomodados porque os caminhões ocupam toda a via, alguns deles estacionam e atrapalham o que deveria ser um fluxo dinâmico. As calçadas também foram destruídas, mas ninguém veio arrumar”.

Lilian Magalhães

Foto: Lilian Magalhães

Manutenção
Responsável pela obra da trincheira, Sebastião Neto, da secretaria da CCR RodoNorte, diz que o trecho foi liberado antes dos ajustes finais, como a instalação de postes de iluminação e placas indicativas, pois o objetivo era liberar o fluxo o mais rápido possível. Neto esclarece que melhorias na infraestrutura fazem parte da obra. Entretanto, alega que a responsabilidade pela manutenção da via urbana, a partir da avenida Tocantins, cabe à Prefeitura.
Em nota respondendo às demandas dos moradores para a produção desta matéria, a prefeitura, através da secretaria de Serviços Públicos, informa que a situação da rua será avaliada após visita dos técnicos ao local. “Temos o número fixo 156 e também contato via e-mail que protocola os questionamentos e demandas dos moradores, e estaremos vistoriando a área em breve”.

Este texto faz parte da edição 220 do Foca Livre, jornal-laboratório produzido por alunos do segundo ano de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ficha técnica:
Repórter: Lilian Ferreira
Edição: Carlos Eduardo Mendes
Publicação: Larissa Onorio
Supervisão: Marcos Zibordi, Mauricio Liesen, Jeferson Bertolini e Cândida de Oliveira