Residentes do Gralha Azul reclamam do atendimento à saúde, ausência de pavimentação, espaços de lazer e sinalização do trânsito

A ausência do poder público é mais sentida nas regiões periféricas das grandes e médias cidades do Brasil. Em Ponta Grossa não é diferente. Inaugurado há 8 anos o Bairro Gralha Azul, resultado do programa Minha Casa, Minha Vida, deveria apresentar avanços infraestruturais, contudo revela antigos problemas sociais.

Moradores consultados pelo Portal Periódico apontam a falta de infraestrutura e a deficiência de equipamentos públicos como os principais problemas da região. “Você vai marcar consulta e vai embora porque não tem. O atendimento é ruim”, afirma o aposentado Denori de Jesus, residente desde a inauguração do loteamento.

A moradora Aline Bianca Vaz relata a ausência de vacinas para crianças. A unidade de saúde atende aos loteamentos de Atenas, Roma Itapoa e Gralha Azul . O aposentado Denori está preocupado com a liberação de mais 490 casas nas proximidades, o que, segundo ele, irá sobrecarregar ainda mais o atendimento no único posto de saúde da região.

Gralha Azul 2

VIAS PÚBLICAS   

Os moradores do Gralha Azul reclamam da ausência de pavimentação. Segundo a moradora Marciléia Cardoso, nem a coleta de lixo passa em dia de chuva.
A inexistência de calçadas é outra preocupação, principalmente para os pais que  têm seus filhos matriculados no complexo educacional.Os habitantes relatam que não existe nenhuma segurança para andar na rua o que pode ocasionar atropelamentos, colocando em risco as crianças principalmente na saída da escola.”É um descaso da prefeitura com o nosso bairro”, lamenta o aposentado Denori de Jesus. Ele conta também que já foram protocoladas pedidos de lombadas e radar na rua principal, mas até agora nada foi feito.

Gralha Azul 3

ESPAÇOS DE LAZER

A opção de lazer em funcionamento é um campo de futebol society, inaugurado em 2015. Porém, a Prefeitura garantiu a construção de cinco campos para região. Solange Aparecida, tem dois filhos e explica que é necessário um parquinho para as crianças brincarem. Há uma praça, no entanto, está em péssimas condições.

Gralha Azul 1

Confira mais uma reportagem sobre a infraestrutura dos bairros de Ponta Grossa em:

http://portalcomunitario.jor.br/index.php/neves/4706-municipio-nao-oferece-servicos-basicos-para-moradores-do-conjunto-residencial-costa-rica


As condições de desenvolvimento no país se relacionam diretamente com o processo de infraestrutura econômica, social e urbana. Os investimentos em infraestrutura geralmente são de grande porte e envolvem grandes custos de manutenção e operação. Além disso, o conjunto de atividades de infraestrutura de um  país servem como base para outros serviços que também são importantes para a qualidade de vida dos cidadãos. Até os anos 1990 o Brasil desenvolveu sua infraestrutura a partir do investimento público. Atualmente a infraestrutura brasileira conta com investimentos oriundos de parcerias  com empresas privadas. Em um município os equipamentos públicos essenciais incluem creches,  unidades de saúde, teatros, mercados, feiras livres, delegacias, terminais de transporte, entre outros.