HU 25 10 2019

Pacientes de outros municípios dos Campos Gerais se direcionam até o Hospital Universitário | Foto: Eder Carlos

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) atende em média 127 pacientes por dia, aumento de 60% comparado com janeiro de 2017. Diante do crescimento, não são só ponta-grossenses que procuram atendimento. Pessoas de cidades próximas se locomovem até Ponta Grossa para realizarem exames e tratamentos no HU. Em muitos casos, os pacientes saem de suas casas por volta das duas, três horas da manhã, e acabam passando o dia todo no local. Em julho bateu recorde de 497 cirurgias realizadas.

Moradores de Irati, Castro, Sengés, Guarapuava e Telêmaco Borba são os que mais se locomovem para a cidade em busca de atendimento médico. A demanda ocorre devido a transferência feita pelas unidades de saúde, quantidade de vagas e especializadas contidas na cidade de origem. “Fui encaminhada pela Secretaria de Saúde do município porque era o único hospital que tinha vaga no momento para a minha especialidade” relata Juliana Valenga, professora e iratiense. Ela consultou com um médico especialista em mama e realizou biópsias no HU, necessitando ficar horas no local.

Os pacientes vêm referidos da atenção primária para o atendimento no hospital. Para conseguir leito na UTI e intervenção hospitalar, por exemplo, começa na porta de entrada que seria a atenção primária. A partir do momento que o paciente não precisa mais da especialidade, ele volta pro atendimento da atenção primária.O estudante de medicina da universidade, Matheus Santos, observa que nos atendimentos praticamente metade é de Ponta Grossa e metade são de cidades menores. Além disso, geralmente chegam ou de carro próprio ou com o carro/ônibus da saúde fornecidos pela prefeitura do município.O hospital tem nove especialidades: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Endocrinologia, Ginecologia, Neurologia, Obstetrícia de Alto Risco e Ortopedia. De acordo com os últimos dados do HU, no mês de julho houve 164 leitos, 967 internamentos e 77,60% de ocupação.

No mês de setembro, a associação Abrace o HU criou um evento beneficente em prol da necessidade observada por quem trabalha e estuda no hospital. O objetivo é arrecadar dinheiro para construir uma casa de passagem para os pacientes que ficam horas e até dias no local. O professor de Educação Física da UEPG, Miguel Arcanjo, um dos responsáveis pela organização e divulgação da Festa da Primavera, diz que as verbas governamentais existem para manter o hospital, mas que não seria possível fazer essa casa de repouso com esse dinheiro, portanto foi desenvolvida a festa. “A ideia é tornar um pouco mais humano o atendimento que tem ali, e, co ncomitante a isso, nós precisamos divulgar a Associação Abrace, porque muitas pessoas não sabem, mas muitos de nós podemos fazer doações, e nesse sentido ajudar a melhorar a vida dessas pessoas também”. Segundo Arcanjo, o evento deve entrar para o calendário de eventos da UEPG.

Arquivo Portal Periódico

27/09/2019 - Abrace o HU cria evento beneficiente para arrecadar fundos para construção de casa de passagem

Ficha Técnica

Reportagem: Denise Martins
Edição: Maria Fernanda Laravia
Foto: Eder Carlos
Supervisão: Professoras Angela Aguiar, Ben-Hur Demeneck, Carlos Sousa, Hebe Gonçalves, Fernanda Cavassana e Rafael Kondlatsch