Setores respondem a quase 60% das admissões em Ponta Grossa
A pandemia de Covid-19 aumentou o número de desempregados no Brasil para 14 milhões, mas, em Ponta Grossa, foram gerados 5.200 empregos entre março e dezembro de 2020 segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Os dados apresentados pelo CAGED correspondem à diferença entre admissões e desligamentos no município, o melhor resultado do Paraná. Na cidade, as áreas que mais geraram empregos foram a construção civil (29%), o setor de serviços (27%), a indústria (21%) e o comércio (16%), segundo a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. 
Em  segunda visita à Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, a padeira Antonia Aparecida Ramos conseguiu marcar três entrevistas no mesmo dia. Ela tinha recém chegado de São Paulo e procurava um emprego. Segundo Antonia, a realização de cursos de aperfeiçoamento na sua área de atuação foi um dos diferenciais para conseguir a contratação. “Sou a favor de oportunidades para quem não tem experiência, mas buscar cursos é necessário”, afirma.
Evelin Ferreira dos Santos, consultora de vendas, foi algumas vezes até a Agência do Trabalhador no ano passado, logo após a divulgação de vagas de emprego em uma rede de supermercados. Ela preencheu as fichas de solicitação e aguardou o contato da empresa. Mesmo com todos os requisitos para a vaga, o contato para entrevista nunca aconteceu. Para conseguir pagar as contas, Evelin foi trabalhar de servente de pedreiro em uma obra, onde fez um vídeo com desabafo sobre sua condição enquanto rebocava uma parede. A história viralizou nas redes digitais e fez com que uma provedora de internet contratasse a Evelin como consultora de vendas.
Ficha Técnica:
Repórter: Diego Santana
Edição: Maria Eduarda
Publicação: Mirella Mello
Supervisão: Profs. NRI I Fernanda e Rafael K e Textos II Kevin