Boletim da Secretaria Municipal da Saúde de primeiro de novembro registrou quase 5 mil casos de contaminação por Covid-19

Candidatos à Prefeitura de Paranaguá, no litoral do Paraná, têm causado aglomerações ao promoverem carreatas e passeatas pelos bairros da cidade. Desde a segunda semana de outubro, os prefeitáveis têm investido nesse modelo de campanha eleitoral, com a participação popular, para promover e dar visibilidade às candidaturas. Apesar da aposta na mobilização popular, o Plano de Segurança Sanitária Eleições Municipais de 2020, da Justiça Eleitoral, estabelece medidas de proteção à saúde pública.


Elaborado a partir de consultoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o documento alerta para as principais formas de prevenção da infecção pela Covid-19: distanciamento, barreiras físicas para a boca e para o nariz, higienização das mãos, dos objetos e das superfícies e identificação e isolamento de indivíduos infectados.


No caso específico das campanhas, de acordo com o documento, candidatos e representantes de partidos políticos devem “evitar promover eventos com grande número de pessoas” e “utilizar espaços amplos e abertos para contato com outras pessoas e evitar aglomerações”.

 

Repórter: Leriany Barbosa e Maria Eduarda Ribeiro
Edição: Manuela Roque