Repasses e estratégias variam entre partidos. Do total divulgado pelo TSE, mais da metade do repasse em Ponta Grossa está na mão de três partidos

 Segundo dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos políticos com candidatos à prefeitura e câmara de Ponta Grossa movimentaram mais de um milhão e 300 mil reais em repasses de recursos públicos oriundos do fundo eleitoral. O site do TSE disponibiliza dados referentes a todos os municípios brasileiros, com valores detalhados sobre recursos públicos e privados utilizados pelos partidos nas disputas para prefeituras e câmaras de vereadores de todo o país.

 

Em Ponta Grossa, até 3 de novembro, dos partidos que disputam a prefeitura, aquele com maior valor de campanha em recursos do fundo eleitoral é o Solidariedade (SD). O partido utiliza pouco mais de 425 mil reais de recursos públicos. O valor representa mais da metade do total investido na campanha. Em seguida aparece o PSD, com 325 mil reais em recursos já declarados na campanha. 

Na sequência aparece o PSOL, com pouco mais de 186 mil reais. O PT aparece com pouco mais de 57 mil reais em recursos declarados. De acordo com o site do TSE, partidos como o PSC não declararam uso do fundo eleitoral nas candidaturas em Ponta Grossa. Nestes casos, os partidos declararam apenas a utilização de recursos privados nas candidaturas municipais.

Segundo o cientista político Luan Azevedo, por se tratar de um recurso público, a ideia de um fundo eleitoral pode apresentar problemas, como não saber para qual partido político os recursos são destinados, podendo ser direcionados a um partido ao qual o contribuinte não apoia. Por outro lado, a existência de um fundo eleitoral impede que ocorra a oligarquização dos partidos políticos, ou seja, o favorecimento daqueles que dispõem de um aporte financeiro e de maior disposição de tempo para a realização da campanha, além do apoio partidário. 

Para o cientista político, a divisão como ocorre atualmente permite que as cúpulas estaduais e nacionais dos partidos decidam para quais cidades e candidatos esta verba será repassada. Azevedo complementa dizendo que o tema necessita de uma ampla discussão, com a finalidade de tornar a distribuição mais justa e igualitária. 

A consulta dos valores que cada partido político recebeu de recursos públicos e privados nos municípios pode ser feita no site do TSE.

 Ficha Técnica 

Reportagem: João Gabriel Vieira

Edição: Daniela Valenga

Supervisão: Professores de Textos 2, Áudios 2, NRI 1 e 2.