Pesquisa do TSE domonstra alta no número de candidaturas na região dos Campos Gerais do Paraná para as eleições de 2020.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 13 cidades da região dos Campos Gerais registraram aumento do número de candidatos nas eleições de 2020. O crescimento se observa tanto para o cargo de prefeito, como para o de vereador, como identificou levantamento realizado pela equipe de reportagem do Portal Periódico.

Houve crescimento do número de aspirantes ao cargo de prefeito nas cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. Considerando o conjunto das 13 cidades, o total de candidatos passou de 40, em 2016, para 53, em 2020, o que representa um crescimento de 32,5%. O número de candidatos a vereador sofreu um acréscimo de 9%, passando de 1764 para 1924.


Os municípios com maior aumento na disputa para o cargo de prefeito são Palmeira (de dois, na última eleição, passou para cinco, em 2020) e Piraí do Sul (de dois para sete). A maioria das cidades da região teve o acréscimo de apenas um candidato. O patamar se manteve o mesmo em Ponta Grossa (com cinco) e em Arapoti e Tibagi (com três, cada uma). Castro e Sengés tiveram uma baixa de três para dois candidatos.


Palmeira lidera o ranking de maiores altas percentuais (54,7%) de candidatos a vereador. Também registraram aumento as cidades de Telêmaco Borba (45,6%), Piraí do Sul (38,7%), Castro (29,1%), Teixeira Soares (28,2%) e Ventania (17,1%). Arapoti e Carambeí tiveram crescimentos menos expressivos, 9% e 4,7%, respectivamente. Ponta Grossa teve uma baixa de 10,5% no número percentual de candidatos à Câmara Municipal. Em 2016, eram 521 e, em 2020, são 466. O decréscimo ainda ocorre nas cidades de Tibagi (-5,3%), Jaguariaíva (-6,75%), Ipiranga (-12,5%) e Sengés (-14,5%). Morador de Castro, o eleitor Marcelo Ferreira, 21 anos, avalia que o aumento de candidatos no município significa que as pessoas estão se interessando mais pela política. Para ele, isso é positivo para o debate próprio da democracia. Apesar de ter um pensamento similar, Gildásio Santana, 72 anos, o eleitor do mesmo município, teme o crescimento pelo interesse no uso do dinheiro público, visto que “alguns candidatos podem se aproveitar do fundo partidário”.

Ficha Técnica

Reportagem: Carlos Solek e Amanda Schimanski
Edição: Amanda Schimanski, Larissa Hofbauer e João Gabriel Vieira
Supervisão: Kevin Kossar, Angela de Aguiar e Jeferson Bertolini