O assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chamado “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, está disponível para orientar eleitores e eleitoras. De acordo com a Justiça Eleitoral, é a primeira vez que o aplicativo de mensagens fecha uma parceria com uma autoridade eleitoral no mundo.

O recurso oferece acesso a informações como dia e horário de votação, os cuidados com a saúde na hora de votar devido à pandemia da Covid-19, respostas para as dez perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral e dicas para mesários. Também é possível se cadastrar no bot (assistente virtual) para receber informações urgentes que possam influenciar o período eleitoral.

O serviço ainda disponibiliza o link do site Fato ou Boato, que é o projeto do TSE, realizado em parceria com agências de checagem, para desmentir notícias falsas  sobre as eleições.

Para acessar o canal automático, basta adicionar o telefone (61) 9637-1078 à lista de contatos ou por meio do link específico do TSE <wa.me/556196371078>. 

 

Ficha Técnica

Reportagem: Ana Carolina e Mariana Gonçalves 

Edição: Deborah Kuki

Supervisão: Professores das disciplinas de Áudios 1 e 2, NRI 1, 2 e 3, e Textos 1, 2, 3 e 4.