Brasil possui 33 partidos registrados e 77 em formação

Os partidos políticos são organizações formadas pela união de pessoas com ideologias em comum. As agremiações buscam defender o interesse de uma parcela da população e preparar pessoas para disputar as eleições. Por meio dos valores e princípios apresentados por cada partido é possível identificar o que esperar de um candidato. Importantes para a democracia, eles são responsáveis pela inclusão de temas no debate público.

O Brasil possuía 35 partidos políticos em 2016, hoje conta com 33 registrados e 77 em formação. Somente o partido que tenha seu estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está apto a participar do processo eleitoral, receber recursos do fundo partidário e ter acesso ao horário eleitoral gratuito. Todo candidato deve fazer parte de um partido, já que no Brasil são proibidas candidaturas independentes.

O cientista político Sandro Ben Hur Gonçalves do Nascimento avalia o sistema multipartidário do Brasil como um “leque de opções”. Segundo ele, o modelo permite novas escolhas em eleições futuras caso o eleitor não esteja mais de acordo com o político que elegeu. Gonçalves destaca que, na hora de escolher seu nome e sigla, um partido leva em consideração seu viés ideológico e a aproximação de um eleitorado específico. “Essa escolha terá a função de chamar para o quadro partidário o maior número de adeptos possível para fortalecer a sigla”, afirma.

O professor de Sociologia Guto Rotta afirma que os partidos deveriam representar os anseios dos diversos grupos sociais. De acordo com ele, ainda que seja redundante pensar em crise política-institucional no Brasil, é importante destacar que a constituição dos partidos brasileiros não tem cumprido de fato com suas funções, que poderiam se aproximar da pluralidade que uma democracia representativa exige. Rotta avalia a grande quantidade de partidos no Brasil como algo normal. "É natural dentro de uma democracia liberal que propõe, através de uma constituição federal, o comprometimento com a liberdade de expressão e com os valores básicos na proteção de direitos individuais", destaca.

Reportagem: Deborah Kuki
Edição: Yasmin Orlowski
Supervisão: Professores que ministram as disciplinas práticas do curso