Em Ponta Grossa, cinco candidatos disputam o cargo de gestor municipal

 

Ao todo, 19 mil pessoas se candidataram a prefeito para as eleições municipais de 2020 no Brasil. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve um aumento de 14% em relação às eleições de 2016, que contava com 17,6 mil candidatos. No âmbito municipal, Ponta Grossa mantém a disputa do executivo entre cinco candidatos pela terceira eleição consecutiva.
Segundo o TSE, o prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal e deve cumprir com as responsabilidades descritas na Constituição Federal. Durante o mandato de quatro anos, realiza a intermediação com outras esferas de poder buscando beneficiar a população. É também sua função planejar e concretizar obras da área civil e social a partir dos impostos.
Para exercer seu papel de gestor, o prefeito necessita de apoio político dos vereadores, além de outras esferas do governo, como o estadual e o federal, por meio de repasses de verbas e auxílios. Dessa forma, pode realizar obras e implantar programas sociais que buscam atender as demandas dos municípios, que vão desde transporte público até saneamento básico, por exemplo.
“A população precisa conhecer os mecanismos de controle e fiscalização que efetivem sua participação”, destaca o professor de Ciência Política da Universidade Federal do Pampa, Thiago da Silva Sampaio. Segundo ele, grande parte dos cidadãos não têm consciência de quais são as funções de um prefeito e de um vereador, o que impossibilita cobranças dos candidatos eleitos. “Muitas vezes, entendem que quando um candidato é eleito, possui carta branca para fazer o que quiser durante o mandato de quatro anos, o que não é a realidade”, completa.
Em 2020, são 147,9 milhões de eleitores aptos para decidirem os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos 5.570 municípios brasileiros. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso de Ponta Grossa, para que o candidato a prefeito seja eleito no primeiro turno, precisa alcançar mais de 50% dos votos válidos. As eleições ocorrem no dia 15 de novembro. Se necessário, o segundo turno está marcado para dia 29 do mesmo mês.

Ficha Técnica
Reportagem: Gabriel Ryden
Edição: Manuela Roque
Supervisão: Professores que ministram as disciplinas práticas do curso