As demandas abrangem mobilidade urbana, esporte e saúde, educação e meio ambiente

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) criaram uma plataforma para as eleições municipais deste ano. A iniciativa tem como objetivo mostrar aos eleitores quais candidaturas estão comprometidas com as pautas estudantis e oportunizar aos candidatos envolver-se com os projetos.

O documento apresenta 13 eixos, entre eles: mobilidade urbana, esporte e saúde, educação e meio ambiente. O eixo da educação traz propostas para erradicar o analfabetismo; planos municipais de bolsa auxílio aos estudantes e investimento na estrutura das escolas municipais. Já o eixo esporte e saúde trata de projetos para a criação de bolsas esportivas para jovens; ampliação e capacitação dos profissionais de saúde incluindo acompanhamento psicológico para jovens, mulheres e público LGBTQIA+.

O site reúne reivindicações e compromissos levantados pelos estudantes. Ao se cadastrarem no portal, os candidatos à Prefeitura ou Câmara de Vereadores declaram um compromisso com a comunidade estudantil, assumindo que podem incluir as demandas dos estudantes a seus planos de governo.

O eleitor pode encontrar os candidatos inscritos na plataforma por meio das redes sociais da UNE e da UBES. Segundo Sara Puerta, assessora da UNE, o candidato deve postar em suas redes sociais que está inscrito na plataforma, marcando as entidades @uneoficial e @ubesoficial e usar as hashtags #eudefendoaeducacao #plataformaeleitoral #eudefendoavida. “Não há uma data limite para que os candidatos assinem o termo de compromisso, mas é importante que se antecipem para que os eleitores saibam quem defende projetos para a educação”, afirma.

Reportagem: Ana Moraes
Edição: Rafael Piotto
Supervisão: Professores que ministram as disciplinas práticas do curso