O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou orientações para a votação em tempos de pandemia. A médica Edvânia Lima afirma que o protocolo sanitário para as eleições de 2020 é adequado. Para ela, as orientações estão de acordo com as determinações do Ministério da Saúde, e foram elaboradas a partir de consultoria com especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os hospitais Sírio Libanês e o Albert Einstein.
Lima ressalta que as recomendações devem ser observadas durante o primeiro e o segundo turnos. É obrigatório o uso da máscara durante a permanência no local de votação. Da mesma forma, não é permitido comer, beber ou realizar qualquer atividade que necessite a retirada do acessório. Em caso de desobediência, o eleitor poderá ser impedido de acessar o local de votação. Diferente de pleitos anteriores, neste recomenda-se não levar crianças.
Outra recomendação é que eleitores com Covid-19, durante o primeiro e o segundo turnos, ou que tenham sido diagnosticados com a doença nos 14 dias que antecedem a data de votação, devem permanecer em casa. Todas as orientações estão disponíveis no site do TRE https://www.tre-se.jus.br/imprensa/noticias-tre-se/2020/Setembro/justica-eleitoral-apresenta-o-protocolo-sanitario-para-as-eleicoes-2020.
O primeiro turno ocorre no próximo domingo (15), das 7 às 17 horas. O período das 7 às 10 horas é preferencial para idosos.

 

 

Ficha técnica:
Reportagem: Bettina Guarienti e Isadora Ricardo
Edição: Eder Carlos
Supervisão: Professores que ministram as disciplinas práticas do curso