Justiça Eleitoral alerta eleitores a cumprir regras para que a votação seja tranquila
Mais de 147 milhões de eleitores estão aptos para ir às urnas nas eleições municipais do próximo domingo, 15. Para garantir que seja uma eleição tranquila, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça aos eleitores e candidatos algumas regras para se cumprir no dia.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia da eleição é proibido utilizar alto-falantes, amplificadores de som, promover carreatas, realizar “boca de urna” e divulgar qualquer tipo de propaganda de candidatos. É aceito que o eleitor faça uma manifestação isolada e silenciosa, indo à urna com camiseta da cor do partido, botons, adesivos ou outros adereços que identifiquem sua preferência. Também é permitido manter os adesivos em carros e bens particulares que foram usados durante a campanha.
Para ficar atento aos crimes eleitorais, o TRE produziu um material educativo para a população. A cartilha Você sabia, sabiá?, traz diálogos entre o pássaro e seus amigos com situações cotidianas que podem ser enquadradas como crime nos dia da eleição, como “boca de urna”, violação do sigilo do voto, transporte de eleitores, compra de voto etc. A cartilha pode ser acessada no site do TRE:https://www.tre-pr.jus.br/eleitor/sabia.
Caso observe algum crime eleitoral, o eleitor pode fazer a denúncia pelo aplicativo Pardal, disponível no site da Justiça Eleitoral: https://pardal.tse.jus.br/pardal-web/. Nas denúncias feitas pelo aplicativo, o cidadão deve colocar o nome, CPF e elementos que identifiquem a existência do fato como fotos, vídeos ou áudios. As informações do eleitor ficarão em sigilo.
Ficha Técnica
Reportagem: Ana Paula Vieira
Edição: Matheus Gaston
Supervisão: Professores que ministram as disciplinas práticas do curso