Medidas de segurança sanitária foram adotadas para as eleições 2020

 

Com o aumento dos casos de COVID-19 no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu um plano de segurança sanitária com medidas de prevenção aos eleitores para as eleições municipais de 2020. Com ações de proteção à saúde, tem o objetivo de minimizar os riscos de contaminação da doença durante as eleições. A transmissão do coronavírus se dá por meio do contato de uma pessoa não infectada com secreções respiratórias de uma infectada, seja por meio da proximidade física, contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Entre as medidas de proteção, está o fornecimento de álcool em gel aos eleitores nas seções eleitorais, para a realização da higienização das mãos antes e depois de votar. Torna-se obrigatório o uso de máscaras nos locais de votação. Os eleitores devem levar a sua própria caneta para assinatura do caderno de votação e o distanciamento mínimo deve ser respeitado para reduzir os pontos de contato entre eleitores e mesários. Pessoas que apresentam febre ou tenham sido diagnosticados com COVID-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não precisam comparecer à votação. A ausência deve ser justificada após os dias de isolamento. Não será utilizada a medição de temperatura, tendo em vista que esta medida causaria um possível aumento das filas.

A fim de reduzir os riscos de aglomerações e diminuir o fluxo de eleitores, o horário de votação foi ampliado em uma hora, e acontecerá das 7 horas às 19 horas. No início da eleição, será estabelecido horário preferencial os eleitores com mais de 60 anos. As estatísticas realizadas pelo TSE apontam que o horário preferencial deve ter duração de três horas, com início às 7 e com término às 10 horas.


De acordo com o professor na área de saúde pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Carlos Eduardo Coradassi, os protocolos adotados pelo TSE são seguros. “Eles orientam de uma maneira bastante simples com uma linguagem facilitada, para que a população realmente tenham o entendimento da necessidade da manutenção do isolamento social, e da utilização de produtos que auxiliam na redução do risco de contágio como a máscara e o face shield”. Coradassi ainda aponta que além das medidas estabelecidas, para evitar o contágio, os eleitores devem evitar ir em grupos e comparecer em horário que tenha pouca movimentação.

 

Ficha Técnica
Reportagem: Larissa Godoi
Edição: Matheus Gaston
Supervisão: Professores que ministram as disciplinas práticas do curso