Pela primeira vez o município conta com duas mulheres líderes de chapas eleitorais. Já na disputa pela Câmara dos Vereadores, o número de candidatos caiu em relação às eleições de 2016

Os pontagrossenses vão às urnas neste domingo, 15, para decidirem os seus representantes para a Prefeitura e Câmara Municipal de Ponta Grossa. Na Eleição Municipal de 2020, pela primeira vez na história da cidade, duas mulheres lideram uma chapa eleitoral para a Prefeitura. No entanto, na corrida por uma vaga na Câmara dos Vereadores, o número de candidatos caiu em relação à última eleição municipal, em 2016.

Para este pleito eleitoral, Ponta Grossa possui 5 candidatos em disputa para a Prefeitura. Como primeiro feito na história do município, duas mulheres são candidatas ao mesmo tempo para ocupar a vaga na Prefeitura. Uma delas é a advogada e radialista, Mabel Canto (PSC), de 35 anos, sendo a candidata mais jovem desta eleição. Foi eleita como Deputada Estadual no ano de 2018, em que atualmente cumpre esse seu primeiro mandato. O seu vice de chapa é o atual vereador de Ponta Grossa Pietro Arnauld (PSB).

A outra candidata é a atual vice-prefeita, Elizabeth Schmidt (PSD). Elizabeth é empresária e professora aposentada. A candidata do PSD também já ocupou o cargo de secretária Municipal da Cultura de 2008 a 2015 e Administração em 2015 a 2016. O seu vice de chapa é o policial militar Saulo Vinícius, também do PSD. Elizabeth é a candidata mais velha dos cinco registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 69 anos de idade.

Os outros três candidatos ao cargo de prefeito são Sérgio Luiz Gadini (PSOL), Edson Armando Silva (PT) e Márcio Pauliki (Solidariedade). Gadini é professor de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e tem 53 anos de idade. O candidato a vice na sua chapa é o professor Lineu Kieras, também do PSOL.

Edson Armando Silva (PT) é professor do Departamento de História da UEPG desde 1987. Com 58 anos, ele já ocupou alguns cargos comissionados na prefeitura, porém nunca assumiu alguma posição política. O vice-candidato que compõe a sua chapa é o Pastor João Carlos de Oliveira de Andrade, do PC do B.
O empresário e radialista Márcio Pauliki, 46 anos, é o candidato do Solidariedade. Pauliki se configura como candidato com maior sequência de candidaturas. Ele se candidatou nas eleições gerais de 2014 e 2018, e nas municipais de 2016 e agora na de 2020.

Pauliki também lidera na declaração de bens, com mais de 13 milhões de reais em bens declarados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em sequência, o segundo maior valor declarado foi de Elizabeth Schmidt, com mais de 1 milhão de reais. A candidata Mabel Canto declarou 856 mil reais de bens, enquanto que Sérgio Gadini e Edson Armando, fecham a lista com números menores. Respectivamente, foram 486 mil reais para o candidato do PSOL e 312 mil, para o do PT.

A média de idade dos candidatos chega a cerca de 52 anos, e apenas dois candidatos não são naturais de Ponta Grossa. Gadini é de Ronda Alta no Rio Grande do Sul e Mabel Canto é de Clevelândia, Paraná.

Número de vereadores diminuiu comparado às eleições de 2016

Em 2016, nas eleições municipais, em Ponta Grossa, foram registradas 521 candidaturas para a Câmara. Já nesta eleição de 2020, segundo o TSE, foram 466 candidatos registros. Sendo assim, houve uma queda de 18,61% se comparado de 2016 para 2020.

De acordo com o Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública da Universidade Federal do Paraná, 34,2% dos candidatos a vereador declaram ter ensino médio completo. 33,49% dos candidatos representam aqueles que possuem Ensino Médio Incompleto. Enquanto, cerca de 12,2% dizem ter Ensino Fundamental completo. 8,5% dos concorrentes apresentam Ensino Superior incompleto. Na exigência mínima para se candidatar, conforme é previsto na Constituição Federal, o candidato precisa saber ao menos ler e escrever. Nesta forma, 2,1% declararam como grau de ensino, saber ler e escrever.

Na idade dos candidatos ao legislativo, cerca de 9% dos candidatos possuem entre 20 e 29 anos, segundo o TSE. Outros 10% representam os candidatos idosos, com idade acima dos 60 anos. O candidato mais jovem possui 20 anos de idade, e o mais velho possui 82 anos.

Dentre as profissões dos candidatos, a mais declarada foi a de Servidor Público, com 42 candidatos. Em seguida, 36 se declararam comerciantes, e 32 como empresários. Ainda, 26 candidatos registraram-se no TSE como professores, e 24 como vendedores. De estudantes, foram 17 registros. Além disso, 17 mulheres se definem como “dona de casa” em seu cargo ocupante, e outros 3 candidatos se declaram como membros de ordem religiosa.

FONTE: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Reportagem: Germano Busato

Edição : Larissa Hofbauer

Supervisão: Professores que ministram as disciplinas práticas do curso