O jornalista e mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG, Nilson de Paula, afirma que como negro e pesquisador espera que a próxima gestão tenha compromisso com ações afirmativas, como cotas para negros e negras, à cultura, além do apoio ao Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial.

O pesquisador lembra que “nenhum dos candidatos carrega o estigma da cor” e esse aparenta ser um dos motivos para as pautas da população negra não serem pautadas com a frequência necessária na campanha e em governos passados.

“Um ou dois candidatos mantêm diálogo com a comunidade negra, mas a grande maioria não”, observa o pesquisador. Para ele, isso incorre no silenciamento da comunidade negra na política e na sociedade.

Um dos apontamentos do jornalista e pesquisador é a ausência do Clube 13 de Maio no chamado Quadrilátero Histórico de Ponta Grossa, por mais que seja uma construção do século XIX com presença marcada no cenário cultural do município. Afirma que isso mostra como a cultura negra não é valorizada e que torna nítida a tentativa de “apagamento da cultura negra ao longo dos anos”.

Nilson aponta que falta consciência de classe, mas não somente em Ponta Grossa. É necessário que os trabalhadores e pessoas que são exploradas tenham consciência de sua condição e assim promovam a mudança que se espera. Sugere que é possível que haja melhora nas condições de existência dos negros “a depender do resultado de hoje, se as pessoas votaram com consciência não somente para a prefeitura mas também para vereadores”. O pesquisador considera que a eleição de candidatos com bandeiras progressistas seja um caminho para colocar em debate as questões raciais.

“É necessário um legislativo forte e que lute contra a violência sobre negros e negras”, afirma Nilson. O pesquisador cita o caso do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e George Floyd nos Estados Unidos, pois considera que são exemplos de como o estigma sobre a população negra existe em pleno século XXI.

Nilson de Paula Junior realizou seu trabalho de conclusão de curso sobre as raízes do Clube 13 de maio sobre os negros em Ponta Grossa, mesmo tema que trabalha em sua dissertação de mestrado.

Por Alexandre Douvan