Na pandemia, produtos de beleza perderam espaço para os de higiene

 

O comércio de cosméticos está reagindo, após queda no período mais intenso da pandemia. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), no início de 2020 o comércio destes produtos teve queda de 10% a 15%, comparado com o ano anterior. Isso se deu devido ao isolamento social e o fechamento provisório das lojas. Contudo, o mercado parece estar reagindo. Nos primeiros meses de 2021, os dados da entidade revelam que o setor cresceu 5,7%, quando comparado com o mesmo período de 2020.

 

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Redução chegou a 15% no início do ano passado, no pico da crise sanitária

 

De acordo com Giulia Pizzatto, gerente de uma loja de cosméticos, no último ano houve um maior consumo de produtos de autocuidado, como cremes para o rosto e produtos para a pele. Contudo, na loja em que trabalha, notou-se queda na venda de produtos para os lábios, com queda de cerca de 35%. 

 

Outro fator que afetou a área de cosméticos foi o aumento do valor sobre os produtos, especialmente de itens que não são de uso de higiene pessoal diária. A revendedora, Laís Camargo, diz que no início da pandemia, as vendas diminuíram cerca de 50%. “Os preços tiveram um aumento mensal, alguns produtos precisei manter o valor, mas ganhando menos para não perder os clientes; outros precisei esperar promoções.”

 

Consumidores também precisaram repensar os seus hábitos de consumo. Simone Oliveira diz que alterou suas compras durante a pandemia devido aos preços dos produtos. “O meu consumo mudou bastante, dei prioridade aos produtos de autocuidado. O motivo disso está relacionado a minha renda, eu tive que optar pela necessidade, então substituí por outros produtos mais baratos.”

 

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui 

 

Ficha Técnica

Repórter: Catharina Iavorski

Edição: Tayna Lyra e Valéria Laroca

Publicação: Tayna Lyra

Supervisão de Produção: Jeferson Bertolini, Cândida de Oliveira e Muriel Amaral

Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen