Gasto com alimentação compromete 66,91% do valor do salário mínimo em outubro

De acordo com o levantamento do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas, o NEREPP, a cesta básica chega a R$730,57 em Ponta Grossa. Realizado mensalmente, o levantamento de preços dos alimentos é dividido em categorias como carne, hortifrutigranjeiros, limpeza, higiene e alimentação geral.

A categoria que teve o maior aumento foi a da limpeza, com mais de 14%; em seguida, os hortifrutigranjeiros, com 8,01%; carnes, com 6,49%; alimentação geral, atingindo mais de 2%; e higiene, elevado em 1,75%.

De janeiro de 2020 a outubro de 2021, a cesta básica teve um aumento de R$211,85, passando de R$524,12 para R$730,57. O comprometimento do salário mínimo em janeiro de 2020 passava de 50%. A partir de setembro do ano passado, comprometem mais de 60% do salário, atualmente valendo R$1.100,00.

Desemprego

Em 2021, o índice de desemprego no país chegou a 14,4 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE. Isso acarretou a falta de recursos para pagar as necessidades básicas, como alimentação, transporte, aluguel, luz, gás de cozinha. Aline Gomes, mesmo empregada, sente o peso do aumento dos preços.“Eu escolho comprar o necessário, assim não preciso sacrificar o pagamento de outras coisas”.

Aline vem fazendo cortes e trocas na alimentação de sua família. “O ovo é uma das nossas opções, como também consumir mais legumes e verduras, que estão mais baratas que a carne, por exemplo, e também fazem bem pra saúde”.

Segundo ela, o salário não condiz com esses aumentos. “As coisas aumentam praticamente todo dia. O que comprei semana passada, posso não conseguir comprar essa semana”.

Elisabete Santos, que é aposentada, também relata falta dinheiro para pagar as contas. “A minha aposentadoria é de mil e cem reais; juntando todas as contas como luz, água, alimentação, remédios, o gás, que está um absurdo, não sobra nada, até falta”, finaliza.

Reportagem: Larissa Hofbauer

Supervisão de produção de texto: Marcos Zibordi