Décimo-terceiro salário e vacinação são fatores que favorecem retomada

As festividades que marcam o fim de ano devem gerar uma retomada econômica no comércio da cidade. Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas de Ponta Grossa (Sindilojas), José Loureiro Neto, “a expectativa é grande, ainda mais quando pesquisas apontam que o Natal deve injetar mais de R$ 70 bilhões no comércio em todo país. Em Ponta Grossa, estamos em ritmo de retomada econômica, com as famílias voltando às compras”.

Bruna Lincon Freire é dona de uma loja de presentes. Ela lembra que no Natal de 2020 as vendas foram boas, mas espera vender mais neste ano, uma vez que o período de festas estimula as compras. A empresária percebeu a vontade de presentear os familiares. “Os clientes vêm numa empolgação, querem saber quando vamos enfeitar a loja para o Natal, querem começar logo as compras de fim de ano”, afirma Bruna.

Natal Iluminado 2015/ José Tramontin para o Lente Quente

Ricardo Dias Bueno, dono de uma loja de móveis em Ponta Grossa, diz que enfeitar o estabelecimento atrai os clientes. O comerciante avalia que as vendas devem ter aumento de 70% comparadas ao mesmo período do ano passado.

Em Ponta Grossa, devem ser investidos R$ 800 mil para enfeitar a cidade com o tema Sonho de Cristal para a noite de Natal – Parque do Lago de Olarias. O parque é prioridade e deve receber enfeites especiais. Somados a aproximadamente R$ 200 mil destinados à decoração natalina do centro, os investimentos com enfeites para o “Natal Iluminado de Ponta Grossa” devem chegar a R$ 1 milhão.

Este texto faz parte da edição 220 do Foca Livre, jornal-laboratório produzido por alunos do segundo ano de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Edição 220 Foca Livre

Reportagem:  Heryvelton Martins