Setor de comércio e reparação de veículos registra os maiores indicadores

Resumo:

• Comércio e reparação de véiculos movimentou mais aberturas e encerramentos de estabelecimentos no inicio de 2022
  • Ponta Grossa atinge recorde de aberturas de MEI's
  • Paraná registra aumento de 4,8% do PIB.

Prédio da Associação Comercial de Ponta Grossa. Foto: Yuri A.F. Marcinik

Até o início de 2022, quase 42 mil empresas estão ativas em Ponta Grossa. Os primeiros meses do ano apresentaram um saldo positivo de 985 novos registros entre diferentes modalidades de comércio e serviços. Os dados são da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Entretanto, os números são inferiores aos registrados no mesmo período do último ano. Em 2021, o saldo dos dois meses iniciais foi de 1.069 novas aberturas.
Caso a média se mantenha, algo próximo a 777 mensais, a soma anual deve superar a casa de 9 mil novas empresas. Enquanto a projeção das empresas extintas, mantendo a média de janeiro e fevereiro de 2022, deve superar a marca dos 3.400 fechamentos. No ano passado esses números foram de 8.601 e 2.974 respectivamente. O ramo que mais movimentou aberturas e encerramentos no período foi o do comércio e reparação de veículos automotores, com 387 novos estabelecimentos.
Segundo Rafael Zanim, diretor de fomento e estudos socioeconômicos da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), estudos recentes demonstram o crescimento do empreendedorismo, no longo prazo, acentuado pela alta do desemprego formal no Brasil. O diretor cita o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, uma avaliação anual do nível de atividade empreendedora, produzido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), que apresentou um incremento de 75% na taxa de cidadãos com interesse em abrir um novo negócio quando comparado a 2019. “O empreendedorismo está no DNA do brasileiro e a pandemia acabou motivando essas pessoas a fazerem esse movimento, buscando no seu próprio negócio uma solução em um período de crise financeira", explica Zanin. Outro ponto destacado é que este tipo de empreitada não acontece de forma individual. “Normalmente, parentes e amigos se envolvem e estão sempre a disposição para ajudar”, complementa.

MEI’s

O Microempreendedor Individual (MEI), segundo artigo do SEBRAE, constitui a figura de um profissional autônomo. O sistema foi criado com o objetivo de regularizar trabalhadores informais. Para se adequar aos parâmetros da categoria, o profissional cadastrado não pode ter renda maior que R$ 81 mil anuais, ter mais de um funcionário registrado, além de não poder ter relação, seja como sócio ou titular, em outra empresa. Ao trabalhar como MEI, alguns benefícios como o auxílio maternidade e o direito a afastamento remunerado por problemas de saúde são garantidos.
As principais atividades vinculadas ao MEI estão no setor de serviços e comércio. As atividades são amplas e variam dentre açougueiros, adestradores de animais, agente de viagens, alfaiates, artesãos, cabeleireiros, fabricantes e comerciantes de produtos em geral, além de motoboys e entregadores. O hall de atividades enquadradas como MEI sofre alterações constantes. A última atualização sobre as atividades que podem ser cadastradas na categoria atingiu a marca de 400 áreas de serviço.
Segundo dados do SEBRAE, as MEIs representam 56,7% do número total de empresas brasileiras, ultrapassando a marca de 12 milhões. No Paraná, de acordo com dados da Jucepar, no ano de 2021 foram registrados mais de 67 mil MEIs. Em Ponta Grossa, foram 6.526 novos cadastros no ano passado, atingindo mais de 75% do total, um recorde do município.

Esvaziamento de Indicadores

Sem atualizações no PIB (indicador da soma de todas as riquezas produzidas por um país, estado ou município) desde o ano de 2019, os principais indicadores econômicos de Ponta Grossa ficam incompletos. Dessa forma, os indicadores sobre aberturas e fechamentos de empresas apresentam um demonstrativo razoável sobre a movimentação e retomada econômica no município.
Entretanto, Rafael Zanim, diretor de fomento e estudos socioeconômicos da ACIPG, alerta que analisar somente o recorde de aberturas de novas empresas é perigoso quando se olha isoladamente. “Vale entender o quanto esses empreendedores estão preparados para esse voo solo. Mesmo assim, gosto do ponto de vista de que termos empreendedores formais é melhor do que estarem como trabalhadores informais”, aponta.

Recuperação Econômica

Após severos impactos no cenário econômico mundial nos últimos dois anos, atrelado às restrições e dificuldades geradas pela pandemia, o ano de 2021 registrou aumento de 4,6% no PIB nacional. Números que fizeram com que o país retornasse aos patamares econômicos pré-pandemia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), a marca atingida recupera o encolhimento de 3,9% ocorrido em 2020.
O Paraná também registrou números positivos, com um crescimento de 4,8% até o terceiro trimestre do ano passado. O estado registrou essa marca com o crescimento da área de indústria (10%) e a retomada do ramo de serviços (3,26%) em comparação ao ano anterior.

Repórter: João Gabriel Vieira
Edição e Publicação: Cássio Murilo & Yuri A.F. Marcinik