Houve aumento de mais de 10% no número de usuários de contas digitais em 2022
Depois da pandemia, alguns hábitos mudaram, um deles foi a relação com os bancos. De acordo com pesquisa realizada pelo Finder, que entrevistou 2.005 internautas em abril de 2022, atualmente 42,7% dos adultos brasileiros possuem conta em bancos digitais, um aumento de 10,7% em relação ao ano passado. A pesquisa também destaca que jovens com idades entre 25 e 34 anos estão entre os mais inclinados a utilizar contas bancárias online.
Alysson Jesus se enquadra no perfil dos novos clientes. O diretor de arte de uma agência de publicidade abriu conta em bancos físicos por obrigação. Alysson explica que sua preferência por bancos virtuais se dá pela facilidade na abertura da conta, feita de modo totalmente online, e por não ter contato direto com os funcionários do banco. "Tenho cinco contas bancárias abertas atualmente, duas delas em bancos físicos. A primeira foi uma conta universitária, que contava com alguns benefícios que eu nunca cheguei a usar. A segunda foi para financiar minha casa".
Foto: Gabriel Mendes
Larissa Fernandes conta que ao completar 18 anos abriu sua primeira conta digital. "Eu não tenho emprego fixo e queria um cartão de crédito. Sabia que só conseguiria abrindo uma conta digital, e consegui. Hoje, tenho duas contas em instituições diferentes, com um bom limite de crédito”. A jovem explica que também possui uma conta em um banco com sede física, mas que esta nunca foi sua intenção. “Quando passei a receber pensão, indicaram um banco específico para abertura da conta, então tive que abrir. O atendimento em si não foi ruim, mas a demora nas filas é algo que não quero enfrentar novamente.”
Um gerente de contas que preferiu não se identificar, explica o crescimento de novos clientes nos bancos digitais. "A facilidade para se abrir a conta, a popularidade dos bancos digitais e a isenção da cesta de serviços são os motivos para este crescimento". Porém, apesar de vantagens como atendimento virtual, rapidez em operações corriqueiras e isenção de taxas, também há desvantagens.
"Eles não possuem a ampla oferta de produtos e benefícios de bancos físicos, nem a solidez financeira, de governança e compliance dos grandes bancos." Além disso, o gerente destaca que não há atendimento presencial para auxiliar na resolução de algumas demandas. Outro diferencial da rede física são os caixas eletrônicos, inexistentes em bancos digitais.
Ficha técnica:
Repórter: Mariana Gonçalves
Edição e publicação: Gabriel Mendes Ferreira
Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral
Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen