Valor representa mais de 70% do salário mínimo

Em Ponta Grossa, o valor médio da cesta básica chegou a R$ 850,78. O valor foi obtido em um novo levantamento feito pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nereep) durante o mês de julho.

O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 5, e revelou que o valor já ocupa 70% do salário mínimo dos brasileiros, que está em R$1.212,00. Com isso, o valor se mostra 0,68% maior que o mesmo período do mês anterior.

PHOTO 2022 08 15 15 55 07

Foto: Heryvelton Martins

Evanilde Neves Rodrigues é dona de casa e conta que sente no bolso toda vez que entra no mercado. “O preço do arroz, feijão e carne sempre tem mudanças e são sempre para cima”, explica.

Dentre os 33 itens analisados, 16 registraram alta nos preços e outros 14 tiveram queda; três mantiveram o mesmo valor.

Os produtos hortifrutigranjeiros foram os que tiveram maior aumento, chegando a 5,78% de inflação. As carnes tiveram queda de 2,29% na média de custo, seguidas dos produtos da alimentação geral, que registraram queda de 0,69%.

Aluno: Heryvelton Martins

Publicação: Gabriel Mendes Ferreira