Iniciativa é apoiada pelo curso de Jornalismo da UEPG e por movimentos sociais de Ponta Grossa

Com o objetivo de incentivar a produção de conteúdo jornalístico local, a rádio comunitária Princesa FM, de Ponta Grossa, lança uma campanha de apoio financeiro, essencial para a continuidade do trabalho de democratização da informação. A partir de hoje, uma série de vídeos, áudios e banners serão veiculados nas redes sociais da emissora, do curso de Jornalismo da UEPG, de professores e alunos da instituição, e de apoiadores que replicarem os materiais da campanha.

A emissora funciona há 13 anos no bairro Nova Rússia e vem passando por dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia, que provocaram a desistência de diversos apoiadores, sobretudo empresas que faziam doações regulares. Os apoios de qualquer valor deverão ser realizados via PIX, através do número telefônico 42999715428.

Arte Radio Princesa

Para Karina Janz Woitowicz, chefe do departamento de Jornalismo da UEPG, “uma rádio comunitária é comprometida com os interesses dos seus ouvintes, participativa, e que faz diferença ao oferecer um conteúdo relevante e de qualidade”.

A Princesa FM é a única rádio comunitária de Ponta Grossa, cidade com várias emissoras comerciais, daí sua importância no cenário midiático local. Segundo Luiz Carlos Dzulinski, diretor da Princesa FM, além dos problemas econômicos causados pela pandemia, existe um problema jurídico: as rádios comunitárias não podem veicular peças publicitárias, somente apoios culturais, o que limita suas possibilidades de arrecadação de fundos.

Geremias dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, também critica a norma legal que limita a venda de comerciais. “A lei que criou as rádios comunitárias é muito cruel com relação à manutenção, é preciso o máximo de criatividade para conseguir sobreviver”.

A campanha estará sendo veiculada até o natal, mas as doações podem ser feitas a qualquer momento.

Reportagem: Marcos Zibordi

Foto: Casa Flutuante Editora