Com população semelhante à Ponta Grossa, Blumenau vacinou mais pessoas

 

Ponta Grossa (PR) e Blumenau (SC) têm quantidades similares de moradores, mas o número de convocados para a vacinação contra a Covid-19, os finais de semana utilizados na imunização, assim como funcionários mobilizados e idosos que fazem parte do público prioritário resultam na diferença superior de vacinados na cidade catarinense.
O Ministério da Saúde (MS) faz a distribuição das doses de vacinas com base no número de habitantes. Até 20 de novembro, Ponta Grossa recebeu 572.802 doses, enquanto em Blumenau chegaram 580.579 vacinas. Apesar das quantidades semelhantes, a cidade catarinense aplicou mais imunizantes, 524.058, enquanto em Ponta Grossa foram 490.749, diferença de 33.309 doses.

IMG 1391

Foto: Divulgação Prefeitura de Ponta Grossa.

A organização do cronograma de vacinação explica a diferença. Levantamento de convocações do público resultou em 181 dias de vacinação em Ponta Grossa e 208 em Blumenau - sete convocações não indicam na publicação quais os dias para receber a vacina. Porém, Ponta Grossa utilizou 76 dias apenas para ações de segunda dose, enquanto Blumenau completa o esquema vacinal todos os dias, junto com às aplicações da primeira dose em novos públicos e dose de reforço.
Do total de dias, foram utilizados 13 sábados e 7 domingos em Ponta Grossa, em contraposição aos 34 sábados e 34 domingos na cidade catarinense. Ponta Grossa não utilizou os feriados, enquanto Blumenau planejou vacinação em dois feriados nacionais e um municipal.

QUANTIDADE DE DIAS UTILIZADOS PARA A VACINAÇÃO1
A quantidade de funcionários mobilizados para a imunização também é diferente, com vantagem para Blumenau. Segundo informações repassadas pelas assessorias das respectivas prefeituras, Ponta Grossa conta com 7 a 10 vacinadores por ponto fixo (Estação Arte e Centro de Eventos) e 10 a 20 funcionários na recepção. Para isso, os funcionários e estagiários da Fundação Municipal de Saúde (FMS) foram remanejados, com rodízios apenas em ações que se estendem até a noite.
Blumenau conta com cerca de 100 profissionais, divididos em três equipes, que atuam todos os dias, das 8h às 22h. E novos funcionários foram contratados para auxiliar na campanha contra a Covid-19. Entre eles são clínicos gerais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por meio de chamada pública.

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica

Reportagem: Erica Fernanda

Supervisão de produção de texto: Marcos Zibordi

Supervisão da disciplina de NRI III: Marcelo Bronosky e Muriel Amaral