Expectativas sociais agravam sintomas e dificultam diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

 

O TDAH é um transtorno neurológico que afeta o controle de impulsos, na organização e na memória. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o diagnóstico em pessoas do sexo feminino é difícil porque elas não apresentam muitos sintomas relacionados à hiperatividade. Meninas e mulheres são afetadas com mais intensidade pelas expectativas sociais de comportamento.
Quando falta diagnóstico e tratamento, os outros sintomas se agravam e as cobranças aumentam. A psicóloga ponta-grossense Flávia Fanchin explica que a manifestação dos sintomas em mulheres é relacionada a questões socioculturais que cercam mulheres ao longo de suas vidas.

 

 MG 7794

CAPS oferece atendimento psiquiátrico e psicológico gratuito através do SUS | Foto: Yuri A. F. Marcinik


Espera-se desde cedo que sejam comportadas e organizadas, em uma idealização do feminino. Quando não atendem essas expectativas, tendem a mascarar os sintomas. “Quando meninas e mulheres não entendem que aquilo que passam e sentem faz parte de um transtorno, a tendência de se culpar é muito maior, tornando mais difícil o diagnóstico e podendo até mesmo desencadear outros transtornos”.
Segundo Flávia, aproximadamente 80% dos diagnosticados com o Transtorno de Déficit de Atenção são homens, mas o índice não considera a dificuldade em diagnosticar mulheres. É muito comum que os sintomas sejam apagados ou diminuídos pelas pacientes, assim como pela sociedade e até mesmo por profissionais da saúde, que descartam a possibilidade da doença, por não perceberem impulsos hiperativos.
Casos
Heloise dos Santos Peixoto é uma jovem de 18 anos diagnosticada com TDAH e sente que há pouco acolhimento de mulheres que apresentam desatenção e, muito menos, de hiperatividade. A jovem acredita que as pessoas têm uma tendência a interpretar o transtorno como “frescura”, como falta de esforço para cumprir o papel social da mulher.
Durante a pandemia, Heloise percebeu o agravamento de seus sintomas. “Como estudante, aprender em casa foi um desafio, por conta da quantidade de distrações que do ambiente. Isso atrapalhou meu desempenho e fez com que eu sentisse culpa por não conseguir realizar as mesmas tarefas que todos”, enfatizou.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem tratamento psicológico e psiquiátrico gratuito para o TDAH. Se você se identificou com alguma das situações expostas acima, confira este link:
https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/caps

 

Ficha técnica

Reportagem: Manuela Vieira da Rocha

Edição e Publicação: João Gabriel Vieira e Lucas Müller

Supervisão de Produção: Rafael Kondlatsch

Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen