Apresentações são quinzenais; próxima acontece em 1 de junho

 

A cultura do hip hop ganha destaque em Ponta Grossa. Nos últimos meses, eventos que reúnem cantores e compositores da área têm atraído cada vez mais adeptos ao movimento. A Batalha do Coliseu (BDC) é um desses eventos, que surgiu em julho de 2021 por iniciativa de jovens que passaram a ocupar a praça que dá nome ao evento, no coração da cidade, atrás do Restaurante Popular.


Desde a primeira edição, a Batalha do Coliseu teve impacto importante no município. Em um lugar pouco cuidado pela Prefeitura, a BDC trouxe visibilidade à praça, tornando-a atrativa para a população. “A Fundação de Cultura passou a cuidar do local depois que começamos a usar”, conta Adrian Silva, rapper, compositor e um dos fundadores da BDC, conhecido como PIQ.

 

BDC Hip Hop

Batalha do Coliseu chama atenção para o cenário do Hip-Hop em Ponta Grossa

 

O BDC também atua no combate ao preconceito contra o hip hop. Antony dos Santos Viera é DJ e já atuou na Batalha do Coliseu. Conhecido como djNuno, ele destaca que “a importância do hip hop e a vontade de crescer são inigualáveis, porque é uma cultura criminalizada muitas vezes, mas é uma cultura que salva vidas. É uma forma de tirar uma criança das ruas, de ser você mesmo, de trazer atividade para um lugar público que às vezes não está sendo usado da forma correta”.

 
As batalhas acontecem normalmente a cada dois sábados, no período da tarde. Os encontros reúnem cantores, compositores e DJ´s não apenas de Ponta Grossa. A presença feminina também é presente nos eventos.


Paula Gomes é cantora e compositora de rap, conhecida como Paulera. Segundo ela, “ser artista por si só já é difícil pra caramba, quando se é mulher o caminho é mais difícil ainda, assim como tudo na vida, não devia ser assim, mas é”. Apesar dos obstáculos, Paulera diz ser bem recebida no meio da cultura, principalmente por cantoras que buscam se destacar no meio. “É massa ter essa troca de experiência, ainda mais quando se ouve artistas femininas locais, porque são mulheres que vivem na mesma cidade ou no mesmo estado que você. Quando uma mina canta, às vezes não é só sobre ela, é sobre várias.”

 

 

Ficha Técnica

Reportagem: Lucas Ribeiro

Edição e publicação: Catharina Iavorski 

Video e Imagem: Divulgação Batalha do Coliseu 

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen