Diminuição ocorre por fatores como a busca pelo empreendedorismo

Dados da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa revelam que houve diminuição de 46,5% na emissão do seguro-desemprego nos últimos dois anos. Em 2021, foram emitidos 6.440 benefícios na cidade, enquanto que em 2019 houve a emissão de 12.021. 

Segundo Nilton Cesar Bahls Gomes, diretor da Agência do Trabalhador e coordenador de administração da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, essa diminuição ocorre por diversos fatores. “Isso passa a ocorrer desde a reforma trabalhista de 2017"  afirma.

Por mais que existam ofertas de emprego na Agência do Trabalhador, muitas vagas não são preenchidas pela maior exigência das empresas por qualificação, de acordo com Nilton. “As exigências estão cada vez maiores, e há a prioridade para pessoas que tem conhecimento na área, pessoas qualificadas, com cursos ou experiência”. Outro fator importante que influenciou os números de emissão do seguro-desemprego, segundo o diretor, foi o aumento da busca pelo empreendedorismo.

Microempreendedorismo

 Segundo levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2021 houve um aumento de 19,8% no número de pequenos negócios em comparação a 2020 no Brasil. Apenas no ano passado, 3,9 milhões de empreendimentos foram abertos no país. Em Ponta Grossa, segundo dados da plataforma MaisMei, há 22.412 microempreendedores individuais (MEIs) que atuam em diferentes lugares da cidade.

Uma empreendedora que preferiu não se identificar, conta que decidiu ter seu próprio negócio porque teve dificuldades em conseguir emprego, principalmente pela maior exigência de formação e de experiência. Ela trabalha com a produção de doces e bolos e comercializa seus produtos de porta em porta. 

“Eu estava em uma situação que não podia esperar mais tempo para conseguir um emprego, e por isso decidi abrir minha empresa com o que eu sabia fazer, que era a confeitaria”, explica. Contudo, a empreendedora afirma que não é fácil manter o próprio negócio, pois precisa cuidar dos gastos sozinha, além de precisar conquistar novos clientes de forma constante e concorrer com outras empresas da cidade.   

Além da diminuição de pedidos na comparação entre 2021 e 2019, o ano em que houve mais liberações do seguro foi 2014, com a emissão de 15.421 benefícios. Se comparar o ano de 2021 com o de 2014, percebe-se redução de 58,2%.


Ficha técnica

Reportagem: Ana Carolina Barbato Dias

Edição e publicação: Mariana Gonçalves

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi Mauricio Liesen