Uma família com dois filhos gasta no mínimo R$ 200,00 com transporte e ingressos ao Parque de Vila Velha (*)

Ponta Grossa é uma cidade com muitos atrativos turísticos naturais, mas que são desconhecidos por boa parte dos moradores. São vários os motivos que levam a esse desconhecimento. A ausência de incentivo ao turismo local, o alto custo de ingressos e deficiência de transporte até essas atrações são alguns dos problemas do desenvolvimento do turismo.

O Parque de Vila Velha, por exemplo, distante 20 quilômetros do centro de Ponta Grossa, é desconhecido de parte da população da cidade. Conforme informações da administração do parque, em 2021 foram recebidos 61.434 visitantes, sendo 7.832 de Ponta Grossa, o que representa cerca de 13% do total.

A aposentada Edite Erdmann, 82 anos, residente no Bairro Órfãs, diz que mora há mais de 60 anos em Ponta Grossa e nunca foi à Vila Velha. Segundo ela, inicialmente havia a falta de transporte público até o parque, o que dificultava para uma família com quatro crianças. Agora, ela explica que o problema maior é o custo do ingresso, que, quando somado ao do esposo, mais transporte e alimentação, se torna caro para quem vive com apenas um salário mínimo.

Outra situação é narrada por Juliana Pabis, 19 anos, estudante de Direito na UNICESUMAR Ponta Grossa. Até hoje ela não conhece o parque por falta de tempo. Indagada se pretende ir ao local em breve, respondeu que isso ainda não está em seus planos.

Calculando os gastos

Para termos uma ideia dos custos, a reportagem fez os cálculos. Uma família com dois filhos que queira visitar o parque de Vila Velha, vai gastar, só de passagens e entradas, cerca de R$ 200,00. Cada entrada custa R$ 38,00 e a passagem da única empresa que oferece transporte até o local é R$ 11,00, de ida e volta para cada pessoa. Se quiser fazer alguma das atividades oferecidas (arvorismo, tirolesa ou balão estacionário), terá que desembolsar de R$ 42,00 a R$ 86,00 a mais por pessoa, dependendo da atividade. Se for de carro próprio, ainda é preciso acrescentar o valor do estacionamento.

Questionada quanto ao valor do ingresso, em nota, a Soul Parques, empresa que administra a atração, diz que a tarifa para moradores da cidade possibilita que pessoas de baixa renda também consigam se programar para visitar o Parque.

Outro deslocamento turístico caro é para o Buraco do Padre. Localizado a 25 quilômetros do centro de Ponta Grossa, seriam necessários, em média, R$ 42,00 reais de gasolina. A entrada custa R$ 48,00, preço mais barato, além de outras atividades como rapel e tirolesa que podem chegar até R$ 74,00. Os interessados em fazer piquenique vão desembolsar R$ 280,00, com direito a uma cesta de comes e bebes para duas pessoas. Para fazer ensaio fotográfico o valor não sai por menos de R$ 600,00.

No site do Parque do Buraco do Padre, não constam informações claras de valores diferenciados para moradores da região. O valor menor (R$ 24,00) é informado apenas na seção de dúvidas ou quando o interessado faz seu cadastro e tenta realizar a compra online.

Buraco 13

Altos custos para turismo em Ponta Grossa impede maior número de visitantes

]

Ainda na onda de pontos naturais, a região tem a Cachoeira do São Jorge, localizada a 15 quilômetros por estrada de terra. Para visitar o local, o turista desembolsa R$ 20,00 pela entrada. Apesar de ser o valor mais barato entre os pesquisados pela reportagem, a cachoeira é acessível somente para quem tem transporte particular.

Segundo os sites das atrações, a política de meio ingresso para estudantes, idosos e outros beneficiários corresponde ao valor cobrado para moradores de Ponta Grossa.

Prefeitura

Procurada, a Prefeitura de Ponta Grossa disse em nota que a secretaria municipal de turismo desenvolve ações em parceria com diversos órgãos, entre eles o próprio Parque Estadual de Vila Velha, bem como busca ampliar as opções de atrativos ao longo do ano. Perguntada pela reportagem, a Prefeitura não respondeu se o valor do ingresso para moradores da cidade é razoável ou pode ser um empecilho para que famílias de baixa renda conheçam as atrações turísticas.

(*) A matéria foi alterada em 07 de junho de 2022. Foram acrescentadas informações sobre valores de ingressos do Buraco do Padre para moradores da região. O texto publicado foi corrigido.

Reportagem: Eder Carlos

Edição e publicação: Lucas Ribeiro