A loja é online e vende para todo território nacional

 

O sociólogo João Mendes da Rocha Júnior, 37 anos, afirma que a gordofobia está diretamente ligada à indústria da moda, que dita um padrão a ser seguido baseado na magreza. “Existe sim um padrão estético e a moda explora isso. O que é uma contradição, porque estudos apontam que a população tem ganhado peso, então o mercado da moda tem muito a evoluir nesse sentido”. Para ele, o corpo não é só biologia ou natureza, é social. 

 

O brechó plus size “Templo da MUM”, foi criado pela curadora Gabriela Cordeiro de Paula, conhecida por MUM, e existe desde 2020 em Ponta Grossa. O diferencial do brechó é a diversidade de estilos de peças que vão do tamanho 44 ao 62. De acordo com Gabriela, os garimpos começaram com o intuito de ajudar pessoas gordas a encontrar roupas estilosas. 

 

O Templo da MUM ocupa um lugar de representatividade, por ser o único brechó da cidade específico para o público plus size. O Brechó conta com peças básicas, mas o foco são roupas diferentes, que são consideradas raras no meio dos garimpos. “Geralmente, por serem menos produzidas são bem mais difíceis de encontrar. Mas existem, a gente só tem que procurar”, ressalta MUM.

Brecho

Crédito: Reprodução Instagram

Nicole Gonçalves, 24 anos, é consumidora das peças do Templo desde sua inauguração. Segundo ela, existe variedade de roupas “que vão do estilo ‘vovó’ ao egirl contemporâneo”. A jovem afirma que é difícil encontrar roupas que gosta e com a sua numeração, mas com o Brechó essa dificuldade diminuiu. Por ter contato com a dona da loja, às vezes ela é avisada dos novos garimpos. 

 

"Gosto de ter identidade para me vestir, moda é isso: mostrar quem você é. Então para mim, consumir roupas de brechó têm vantagens além do custo-benefício. Ninguém mais vai usar a mesma peça que eu”.

 

Para Nicole, a indústria da moda no geral nunca atendeu a necessidade de pessoas gordas e, por isso, quem veste tamanhos maiores acaba sendo excluído das tendências. “O Brechó da MUM é um marco na cidade, é um espaço que somos acolhidos pela moda sustentável e do nosso tamanho”.

 

Serviço

O Brechó “Templo da MUM” comercializa as roupas plus size virtualmente através do Instagram.

 

Ficha Técnica:

Repórter: Ana Moraes

Edição: Diego Chila, Isadora Ricardo e Kathleen Schenberger

Publicação: Kathleen Schenberger

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen