Mais de 4 milhões foram investidos em manutenção no Parque do Lago de Olarias.

WhatsApp Image 2022 08 01 at 16.26.49

Turistas caminham em pista do Parque do Lago de Olarias. Foto: Rafaela Colman

O turismo cresceu 15,9% no primeiro bimestre de 2022 no Paraná em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o governo do Paraná investiu R$ 122 milhões para fomentar a retomada do turismo no estado. Os recursos foram investidos na revitalização de parques, calçadas e praças.

O parque recebeu três novas quadras que podem ser usadas para jogar vôlei e futebol de forma gratuita. Também recebeu novos bancos, pintura e placas de sinalização. Com isso, o conforto de fazer um piquenique, correr, andar de bicicleta e até mesmo ler um livro ficaram ainda melhores que antes.

Focando para um ponto de vista mais amplo, a funcionária da Agência Primus Tur que fica em Três de Maio - RS, Thaís Ariele Herkert, afirma que Ponta Grossa é um dos lugares mais procurados para excursões. “Quando falamos em viagem para o Paraná, imediatamente vem na cabeça dos clientes Curitiba, Morretes e Ilha do Mel, mas no momento que começamos a fazer viagens para Ponta Grossa, os clientes ficaram impressionados e acabou sendo um destino muito procurado”.

Entre os atrativos turísticos da cidade está o Museu dos Campos Gerais que apresenta diversas obras e também recebe excursões. O diretor Niltonci Batista Chaves, conta quais foram os prejuízos ocorridos por conta da covid-19. “Por diversas vezes entre 2020 e 2021 o Museu esteve fechado ou recebendo visitantes por escalas e em número reduzido”. Niltonci também afirma que o museu teve adaptações como lives, fotos em 360 graus e visitas guiadas online.

A retomada das visitas presenciais ocorreu de modo mais claro a partir do segundo semestre de 2021. Com a retomada das visitas pessoalmente, o Museu começou a receber novamente visitas, mantendo os cuidados gerais como o uso do álcool em gel e máscaras, visando a segurança de todos. 

Além do turismo receptivo, excursões que partem de Ponta Grossa também foram afetadas pela pandemia, afirma Ângelo Tozzeto, organizador de passeios. “A pandemia me pegou de surpresa, a única solução que achei foi parar as excursões e esperar a retomada das viagens”. O organizador afirma que as excursões ainda não voltaram 100%, pois a população ainda está receosa com a COVID 19, mas que aos poucos está retornando.

 

Ficha técnica:

Reportagem: Rafaela Colman

Edição e publicação: Diego Chila

Supervisão de produção: Cândida de Oliveira, Maurício Liesen e Ricardo Tesseroli 

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen