Entre as mais comercializadas estão as peças de Lula e Bolsonaro

 

O clima eleitoral aparece nas ruas de todo o Brasil e em Ponta Grossa não poderia ser diferente, porém, com uma novidade: nos anos anteriores eram comuns adesivos, bonés e camisetas; neste, as toalhas de banho entraram em cena. A venda de toalhas com imagens de candidatos à presidência viralizou sob o nome de “Data Toalha”, em alusão ao instituto de pesquisas Datafolha.

A venda nas ruas virou tendência após vídeos e fotos comparando o número de toalhas comercializadas serem espalhados pelas redes sociais. Entre os carros-chefes estão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O comerciante Ivan Fontes atua nas ruas do bairro Nova Rússia e conta que viu nas toalhas uma oportunidade de aumentar suas vendas. “Quando viajo para comprar os produtos, sempre procuro pegar o que está em alta; agora, com as eleições, as toalhas do Lula e do Bolsonaro estão saindo muito, então trouxemos pra vender aqui”. 

 

1

Foto: Montagem Periódico

 

Apesar das vendas em alta, Ivan explica que na cidade as pessoas são receosas de demonstrar abertamente seu apoio aos candidatos. “Quem gosta de um, odeia o outro, deixamos as duas opções para não causar nenhum problema. E as toalhas mais vendidas são do Lula”.

Além dos vendedores locais, lojas de comércio virtual também entraram na onda. Elas vendem e anunciam vários tipos de peças, inclusive as famosas toalhas. Os preços para quem compra na internet geralmente são mais baixos, com toalhas a partir de R$ 13,00, enquanto na rua é normal encontrar o produto a partir de R$ 30,00. 

Suely Taques vende essas peças através da plataforma Shopee, e conta que os produtos e adereços com temática dos principais candidatos foram alguns dos mais vendidos no último mês. “Tudo que gera essa polarização e disputa vende, é igual futebol, as pessoas querem itens que se relacionam com sua identidade.”

Laura Guimarães, que adquiriu uma toalha do candidato petista, conta que a moda do “Data Toalha" a motivou, buscando manifestar apoio pelo presidenciável. “A eleição deste ano é uma das mais importantes para o Brasil. Essa brincadeira das toalhas, além de ser engraçada, mostra como o país está dividido entre dois grupos com ideias muito diferentes”.

 

Ficha técnica:

Reportagem: Gabriel Mendes e Maria Eduarda Eurich

Edição e Publicação: Lilian Magalhães

Supervisão de produção: Muriel Amaral

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen