A aclamada série Breaking Bad, com seu personagem principal, Walter White, um egocêntrico, assassino, manipulador e, nas horas vagas, professor de Química, vê como única saída  para conseguir dinheiro fácil a produção de metanfetamina. Walter leva uma descarada vida dupla: em casa, pai de família; fora, chefão todo poderoso.

No decorrer das temporadas, é possível acompanhar o desenvolvimento desse personagem tão asqueroso e, mesmo assim, ainda estar interessado em sua história e como ele solucionará os problemas da vida dupla.

Jesse Pinkman, ex-aluno de Walter, transmite insegurança, um coitado, sempre afundado nas drogas, mas seus princípios e valores jamais se perderam durante a série. A jornada dele é solitária e extremamente leal a Walter, que, por sua vez, apenas demonstra interesse em Pinkman, se as coisas rolarem conforme ele manda.

A cartela de cores dos personagens acompanha a narrativa de cada um. Walter utiliza muitas roupas verdes que transmitem saúde e equilíbrio, duas cores que, ao longo da série, se tornam mais distantes do personagem. Jesse, em seus trajes amarelos, demonstra preocupação e o medo que ele sente por estar envolvido nessa situação cada vez pior.

breaking bad

Imagem: Reprodução

Do começo ao fim, não há buraco na narrativa, tudo é esclarecido no momento certo, como quando o policial Hank descobre que passou um ano inteiro tentando encontrar quem produzia o cristal mais puro dos EUA e acaba percebendo que é Walter, personagem que sempre esteve ao seu lado calculando cada avanço da investigação policial e o manipulando através de atitudes arquitetadas.

Uma série com uma narrativa intensa e repleta de tensão entre os personagens, merece um final marcante. As últimas cenas te sufocam, só tiro, porrada e bomba. Percebe-se que Jesse continua sendo uma pessoa boa. Mesmo com todos os motivos para querer matar Walter, ele não se vê capaz de carregar mais esse fardo. O ambicioso Walter, por sua vez, teve um final merecido: sozinho, sem família, sem os milhões de dinheiro e sem o poder que ele tanto almejava.

Aluno: Iasmin Gowdak

Publicação: Kathleen Schenberger