Desmatamento e estiagem são as causas principais para focos de incêndios na região

 

O inverno costuma ser um período seco, mas de janeiro a julho deste ano, Ponta Grossa registrou queda do nível de chuva. De acordo com dados do Instituto das Águas do Paraná (IAP), no primeiro semestre de 2021 choveu aproximadamente 10% a mais que no mesmo período em 2022.

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esse fato tem relação direta com as massas de ar frio do inverno. Tanto a umidade do solo quanto a do ar ficam baixos no estado do Paraná. “A partir do momento que não chove, as superfícies ficam mais secas. Como hoje em dia há poucas florestas, toda energia que chega do sol acaba aquecendo a superfície de solos nus ou de gramados que não têm capacidade de reter a umidade, então isso acaba contribuindo para o aumento de focos de incêndio”, explica.

Os dados mostram que no mês de junho choveu mais do que no mesmo período de 2021. Neste ano foram 153mm de precipitação, 65% a mais que o ano anterior, que registrou 93mm. Segundo relatório do Simepar, “a previsão do comportamento da chuva no Paraná durante o inverno de 2022 é ficar muito próxima da normal climatológica a ligeiramente abaixo desse padrão”.

Esses dados impactam diretamente nos focos de incêndios ambientais no município. De janeiro a junho deste ano foram registrados 80 focos de incêndio, 75% a menos do que em 2021, período que teve 308 registros, segundo o SYSBM (Sistema de Estatística de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná).

Os meses de junho e julho costumam ter mais incêndios nas vegetações urbanas devido à seca que o inverno provoca. Neste ano, nos dois meses juntos foram registrados 46 focos, queda de 78% se comparado aos 211 focos em 2021. Esses dados revelam que a estabilidade do nível de chuvas neste ano impacta diretamente no meio ambiente e até mesmo na energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a estiagem afeta as hidrelétricas há quase três anos, por causa da falta de chuvas a geração de energia hidrelétrica caiu pela metade no Paraná.

chuva 3

Infografia: Leonardo Duarte

De acordo com registros do Corpo de Bombeiro, os bairros de Ponta Grossa mais atingidos por incêndios são Uvaranas, Contorno e Cará-Cará.  Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, foram aplicadas duas multas relacionados à queima ilegal de vegetação e terrenos em 2021. A prática é proibida no município pelo Decreto 16.024/2019 e prevê multa de R$1.200,00. As denúncias devem ser feitas no número 156 da Secretária Ambiental, órgão responsável pelo trabalho na área.

 

Ficha técnica:

Reportagem: Evelyn Paes e Leonardo Duarte

Edição e publicação: Kathleen Schenberger

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira