A edição de 2022 marcou o retorno de algumas modalidades e categorias

jogos basquete atleta

Foto: Danilo Schleder

A 67º edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEP) trouxe novidades para este ano, como a volta de algumas disputas e a categoria mista nos jogos eletrônicos. As competições ocorreram entre os dias 30 de setembro e 09 de outubro.

Segundo Leandro Martinez, coordenador geral dos Jogos, a expectativa deste ano era que a quantidade de atletas voltasse a ser grande como era antes da pandemia, “na casa de cinco mil, seis mil atletas”.

Uma das mudanças desta edição do JEP foi a volta dos estudantes do ensino fundamental (Grupo 1) nas disputas, após a ausência deles por oito anos em virtude da falta de recursos. Além disso, a modalidade de skate, que foi suspensa nas duas últimas edições em razão da covid-19, também voltou em 2022.

Outra novidade desta edição é a categoria mista na modalidade dos jogos eletrônicos em algumas categorias, como explica Martinez. Pessoas tanto do sexo masculino quanto do feminino puderam competir entre si.

Esta edição do evento contou com 21 modalidades esportivas. As disputas ocorreram no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - Uvaranas), em ginásios cedidos pela Prefeitura, em colégios particulares e também na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O professor de Educação Física PH Vieira disse que os treinos foram reforçados para uma melhor preparação física. Para o profissional, os Jogos de Primavera são necessários para os alunos conhecerem um ambiente de competição. “São experiências muito importantes para os alunos a vivência de uma competição, a interação, socialização”, explica.

Participaram do JEP estudantes do ensino fundamental, de 11 a 14 anos (Grupo 1); estudantes do ensino médio (Grupo 2) e estudantes do ensino superior e técnico (Grupo 3). O público geral pode participar de uma das modalidades de ciclismo.

O resultado dos Jogos pode ser conferido pelo link: https://www2.uepg.br/jogosdaprimavera/boletins-de-resultados-2/

Ficha técnica:

Reportagem: Kauan Ribeiro

Edição e publicação: Maria Luiza Pontaldi

Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Marcelo Bronoski e Ricardo Tesseroli